LUGAR NO TRONO
(republicação)
Em 07/10/2015 o Respeitável Irmão Rodrigo Dreher, Loja Sepé Tiaraju, no 1.174, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, solicita os esclarecimentos seguintes: rodrigodreher@me.com
No REAA do GOB é dito que o 1º Vigilante é o substituto do Venerável Mestre quando está ausente. Não podendo, no entanto realizar Sessões Magnas de Iniciação, Elevação etc... Minha dúvida é se numa Sessão Ordinária em que o 1º Vigilante está substituindo o Venerável Mestre ele pode ocupar o trono de Salomão?
CONSIDERAÇÕES:
A questão não é do REAA do GOB, a questão é de tradição na Maçonaria, onde de há muito o substituto imediato do Venerável sempre foi o Primeiro Vigilante.
No caso das Sessões Magnas um Ex-Venerável é necessário devido ao manuseio na sagração da Espada Flamejante.
Assim, de modo precário o substituto imediato toma assento no mesmo lugar destinado ao Venerável, que infelizmente de modo equivocado seria tratado de trono de Salomão ao ponto de se tornar consuetudinariamente o nome dado ao sólio.
Por assim ser é que o substituto atuará do mesmo lugar do Venerável – na cadeira central colocada no Altar.
É oportuno salientar que na França, de onde é originário o REAA, não existe o título honorífico de Mestre Instalado, senão apenas o Venerável Mestre e os Ex-Veneráveis. Instalação lá significa simplesmente posse, sem lenda ou sinais como os por aqui enxertados, já que Instalação é mesmo ato da Maçonaria Inglesa.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.060 – Melbourne (Vic.) segunda-feira, 23 de maio de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário