TRIÂNGULO EQUILÁTERO - 2º
1º - Cada um dos seus lados tem o seu próprio simbolismo maçônico: o da direita simboliza o Amor, o da esquerda a Beleza e o da base a Justiça.
2º - O triângulo tem uma figuração e um simbolismo muito extenso, exprimindo a primeira manifestação da Divindade e a manifestação maternal e representando a unidade e a triplicidade de Deus, ou seja Vontade, Sabedoria, Inteligência.
3º - Em geometria, uma linha não pode representar um corpo absolutamente perfeito. Também duas linhas não constituem uma figura demonstrativamente perfeita.
4º - Mas três linhas formam, pela sua junção, o triângulo ou a primeira figura regularmente perfeita, e é por isso que ainda serve para caracterizar o Eterno que, infinitamente perfeito em sua natureza, é, como criador universal, o primeiro ser, e por conseguinte, a primeira perfeição.
5º - No meio está o Iod hebraico (inicial de Jehovah), espírito animador ou o fogo, princípio gerador representado pela letra G, inicial da palavra Deus nas línguas do norte e cuja significação é geração.
Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário