Em 18.05.2023 o Respeitável Irmão Alex Coelho, Loja Integração e Ciência, 4462, REAA, GOB-SC, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte:
TELHAMENTO DO APRENDIZ
Recentemente fui telhado no grau de Aprendiz, e fiquei com uma dúvida. No Ritual fala sobre a marcha e seus passos, e em outro momento o Venerável franqueia o ingresso e inicia o telhamento.
Na prática ocorreu assim, entrei no templo, fechou a porta, iniciei a marcha a ordem, após os passos parei. Falei Venerável Mestre, Irmão 1º Vig, Irmão 2º Vig, peço permissão para participar dos trabalhos.
Eu achei que o Venerável iniciaria o telhamento após a marcha, sem antes eu saudar as 3 luzes e pedir para participar dos trabalhos. Falo isso, porque no Ritual não tem essa parte no telhamento.
CONSIDERAÇÕES:
Não está previsto no ritual do REAA esse pedido para ingressar nos trabalhos, pois tudo isso já está prenunciado no questionário aplicado ao visitante, mais especificamente ao final do interrogatório.
Desse modo, autorizado o ingresso entra-se formalmente em Loja como Aprendiz em se executando por primeiro a Marcha na forma de costume e, ao concluí-la, faz-se, sem nada pronunciar, a saudação às Luzes da Loja. Ato contínuo o protagonista permanece à Ordem enquanto aguarda o Venerável Mestre aplicar o interrogatório.
Reitera-se, o Aprendiz nada fala durante o ingresso, senão quando responde o interrogado aplicado pelo Venerável Mestre.
Vale destacar que se o Venerável Mestre observar que quem pede ingresso é um Irmão conhecido, ele pode dispensar o interrogatório, simplesmente solicitando ao Mestre de Cerimônias que conduza o protagonista ao seu lugar logo após ele ter saudado as Luzes.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário