Em 15.05.2023 o Respeitável Irmão Luiz Antonio, Loja Paz e União, 80, REAA, GLMMG (CMSB), Oriente de Capinópolis, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
POSTURA DOS DIÁCONOS
Novamente "abusando da sua boa vontade e especial da sua sabedoria e conhecimento".
Meu Irmão, tenho tentado ao longo desta pequena caminhada, me esclarecer e esclarecer os Irmãos.
Em relação a postura dos Diáconos, me foi "ensinado" que na abertura do Livro da Lei, onde cruzam os bastões, jamais os Diáconos devem ficar com o cotovelo virado para o Or∴
Fiz algumas pesquisas solicitei material na Biblioteca da GLMMG, mas ainda não obtive resposta. Poderia me ajudar?
CONSIDERAÇÕES:
A bem da verdade, uma pesquisa sobre esse tema dificilmente obteria sucesso porque originalmente no REAA não existe formação de pálio e nem cruzamento de bastões.
Ainda nesse contexto, vale lembrar que no REAA os Diáconos não portam bastões, pois eles estão no rito em questão apenas para exercer o ofício de mensageiros quando da transmissão da palavra na abertura e no encerramento dos trabalhos.
Assim, mesmo que despidas de justificativas convincentes, com o decorrer do tempo alguns rituais adotariam práticas originárias de outros ritos, cujas quais, mesmo que enxertadas e distorcidas, acabariam consagradas pelo uso.
À vista disso, não há como encontrar algo crível para algo que a autenticidade seja suspeita. Veja como são as coisas: se no REAA originalmente não existe o cruzamento de bastões e nem os Diáconos trazem bastões, fica difícil encontrar justificativas para o se ter ou não o "cotovelo virado para o Oriente". Temo que argumentos sobre isso não passem de ilações temerárias.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário