Em 24.09.2023 o Respeitável Irmão Mário Sérgio Fernandes Isaac, Loja João Guerra de Oliveira, 2154, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiatuba, Estado de Goiás, apresenta as questões seguintes:
ORADOR E SECRETÁRIO – VERIFICAÇÃO DA BOLSA
Eminente Irmão, Pedro JUK; muito bom e esclarecedor seu blog. Primeiro quero agradecer por seus esclarecimentos sobre Ritualista do REAA. Porém, tenho dúvidas e gostaria de seus esclarecimentos quanto a:
1) A Solicitação do Venerável Mestre ao Irmão Orador e Secretário, (... IIr∴Orad∴ e Secr∴, convido-vos a assistirdes à verificação do seu conteúdo), (Item 2.4 parag. 9 página 55). Se o é “ato” que por tradição ou o costume se incorporou no REAA, ou é próprio do REAA, e qual sua origem? Pergunto pelo motivo de geralmente os recintos das lojas serem pequenos e dariam para o Orador e Secretário verificarem de seus lugares, ou mesmos todos IIr. Têm confiança no Venerável Mestre.
2) Fala do Venerável Mestre no Ritual Grau 3. (VVen∴ IIr∴, ajudai-me a abrir a Loja) (Item 2.1 pág. 49); O Correto não seria: VVen∴ IIr∴, ajudai-me a abrir a C∴ M∴, visto que os trabalhos se desenvolvem na mesma. A pergunta é: será corrigido no Ritual a ser impresso ou continuará e qual explicação para esse fato?
3) Fala do Venerável Mestre Ritual Grau 2. (Verificação – Segundo dever do Vigilante – Página 29 – 2.1 Abertura – 2º Explicativo.) Texto adequado. Todos nas Colunas levantam-se, ficam à Ord\ e se voltam para o Oriente. Os que ocupam o Oriente permanecem sentados. O Correto não é “sem estar a Ord∴” visto que ainda que os Vigilantes irão fazer verificação da qualidade do grau do maçom. Gostaria de esclarecimento.
CONSIDERAÇÕES:
O posicionamento do Orador e do Secretário na conferência da Bolsa de PProp∴ e IInf∴ é consagrado nos rituais do REAA.
No caso de ambientes com pouco espaço, sendo ele exíguo, nada impede que ambos fiquem em pé e próximos da sua cátedra. O que não dá é prever essas duas possibilidades no ritual. É só uma questão de bom senso. Se faltar espaço para aproximação, faz-se do próprio lugar.
Quanto a se referir à Câmara do Meio, isto não é necessário, pois a Loja está sendo aberta no 3º Grau e isso fica subentendido. Uma Loja aberta no grau de Mestre Maçom também é conhecida por Câmara do Meio. Portanto, uma Câmara do Meio é uma Loja de Mestre Maçom.
Conforme prevê o ritual, em Loja do 2º Grau o Venerável Mestre determina que nesse momento todos nas colunas fiquem à Ordem. A seguir os VVig. procedem o telhamento na forma prevista. No novo Ritual de Companheiro, previsto para 2024, o Venerável Mestre determina que os do Ocidente fiquem em pé, porém, sem sinal e voltados para o Oriente. Este procedimento, de ficar em é e sem o sinal, é o mesmo do 3º Grau, a despeito de que inicialmente existiam apenas duas classes, a dos Aprendizes e a dos Companheiros. Com o aparecimento do 3º Grau em 1725 e formalizado em 1738, muitos elementos iniciáticos do 2º Grau vieram preencher o 3º Grau. Não obstante a estas explicações, saliento que por enquanto o ritual ainda orienta que nessa ocasião, nas Colunas todos fiquem à Ordem.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário