Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 1 de julho de 2021

AOS NOVOS VENERÁVEIS

AOS NOVOS VENERÁVEIS
Ir∴ José Robson Gouveia Freire

Precisamos de um Venerável. Não precisa ser perfeito e que não seja do grau mais elevado, basta ser um mestre maçom. Precisa ser líder nato, sem jamais tentar impor a sua vontade; não precisa ter cultura profunda, mas que tenha sabedoria, tolerância e paciência; precisa gostar de aprender e ter imensa vocação para ensinar, principalmente dando bons exemplos; não precisa ser bem falante, mas deve falar e calar, agir certo no momento certo; precisa saber sorrir e não ter vergonha de chorar pela infelicidade e a dor alheia e deve conhecer e reconhecer as suas limitações e as dos outros e fazer de tudo para superá-las e nunca dizer “quem manda aqui sou eu e, tem que ser do meu jeito”; não pode ser infiel, falso, mas deve prezar a liberdade; deve gozar de sua competência com moderação e sem ostentação dos prazeres da vida, mas deve ter infinita fé em Deus, devotamento a pátria e amor a família para amparar e ouvir seus irmãos, guardando com segredo da confiança que lhe for concedido, das fraquezas dos irmãos; que tenha o mesmo como amigo, que conheça um pouco da ordem, evitando a intolerância e os erros que venham aparecer na loja e não leve o caso para parte pessoal; que não encerro os trabalhos constantemente por um só golpe de malhete, para não tirar o brilho dos trabalhos da loja, que faça cumprir com os direitos dos Rituais dos graus e ter um ideal maçônico.

Precisamos de um Venerável que respeite a soberana decisão da Loja ou da Assembléia e os direitos dos irmãos e dos altos corpos maçônicos. Não precisa ter altos status mas que esteja despido de todas vaidades; que seja ponto da união na Loja e nunca seja o espinho da discórdia entre os seus irmãos. Pode ter sido enganado, mas não pode sequer pensar em enganar; deve saber perdoar e saber pedir perdão ou desculpas quando for necessário. Não precisa ser rico, mas não pode ser pobre de espírito, precisa ser puro de sentimentos e deve ter o seu ideal de vida maçônica; deve prestar auxílio aos irmãos doentes quando for procurado, como se estivesse em sua loja ou em sua casa; que se preocupe com os irmãos aprendizes e companheiros que serão os mestres do amanhã, ensinando-os suas responsabilidades que mais tarde terão que desempenhar com fidelidade, os nobres cargos que lhe forem confiados pelos irmãos mestres; que ao término do seu mandato prefira ter um simples cargo que for oferecido ou convidado em vez de ser o Ex: Venerável de Honra.

Pode ser eleito pela primeira vez e admite-se até ser reeleito caso o mesmo queira ou que não tenha sede de permanecer no poder; precisamos de um Venerável que imitando o apóstolo São Pedro seja e ensine os seus mestres maçons a serem pescadores de homens no mundo profano; e queremos um V∴M∴ que realmente sinta no seu coração toda vibração e a plenitude para ser um verdadeiro amigo e irmão e pense no dia de amanhã, que não sabemos o que vai acontecer.

Precisamos de um V∴M∴ que não viva preso nas lembranças das histórias da maçonaria do passado e que faça o que puder dentro das suas possibilidade pela sua loja e pela maçonaria presente, que nos abrace pelo tríplice fraternal, abraçando e chorando, sorrindo, enxugando as lágrimas, pois não sabemos se amanhã seremos consolados ou teremos que consolar aqueles que por ventura venha precisar de nossa ajuda e ter a certeza que foi elevado o homem da pedra bruta à pedra polida e que não venha julgar os outros pelos defeitos e sim que venha a perdoar os que necessitam, pois o mesmo não fará nada sozinho, se não tiver uma mão estendida para socorrê-lo do seu erro e do seu fracasso.

Nos resta pedir ao G∴A∴D∴U∴ que nos dê aquilo que merecemos, que no momento as vezes não sabemos nem agradecer, as vezes somos até ingratos, não reconhecendo aquilo que recebemos e que temos.

Meus prezados irmãos, não estou acusando os VV∴MM∴do passado, mas peço ao futuro que corresponda da melhor maneira possível para ficarmos agradecidos pela sua vontade de elevar as lojas na grande união e que todos venha ajudar o mesmo. Ele não fará nada sozinho. Meus irmãos, no momento, ainda que tivesse o direito, ainda assim não estaria preparado para tão digno e alto cargo em Loja; que aquele que seja o V∴M∴ nunca diga: “Se não fosse eu...” Deixe que os outros irmãos digam e julguem o que for de direito. Peço desculpas se ofendi algum irmão, não foi a minha intenção. O que mais desejo de todo o meu coração é que cada Loja seja dirigida por um irmão que aprenda novas virtudes para vivermos em grande e perfeita harmonia entre Irmãos. Que o G∴A∴D∴U∴ ilumine a todos, especialmente aos pretendentes a tão honroso cargo.

Fonte: JBNews - Informativo nº 132 - 06/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário