Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 7 de julho de 2021

INICIAÇÃO: PURIFICAÇÃO PELO FOGO

INICIAÇÃO: PURIFICAÇÃO PELO FOGO
(republicação)

O Respeitável Irmão Antonio Raia apresenta a seguinte questão:
antonio_raia@hotmail.com

Estando com duvidas quanto à purificação do candidato à Iniciação, venho solicitar do Eminente Irmão ajuda, pois, fui iniciado em 1982, na Grande Loja de Pernambuco e em 1985 regularizado no GOPE/GOB, e tendo já participado de milhares de Iniciações, me deparei com uma que me faz pedir a vossa ajuda: Na Dinâmica Ritualística do 1º grau, publicada no ano de 2004 pelo GOB, para o REAA, pagina 14 3ª viagem diz o seguinte: Após a interpelação, descer e levar o candidato a ser purificado com o fogo, através de uma chama auxiliar colocada junto ao Mestre de Cerimônias e por ele auxiliado. Passar as mãos espalmadas por três vezes sobre a chama. O fato é que o Mestre de Cerimônias, ao fazer a purificação do candidato, o fez por três vezes: Na descida do Oriente, em frente ao 2º Vigilante e entre o 2º Vigilante e o 2º Experto. Qual é o certo? A Dinâmica Ritualística ou o Mestre de Cerimônias? Observando que tanto no REAA e no Rito Brasileiro o Irmão Mestre de Cerimônias que é o mesmo, fez da mesma forma. Houve alteração?

CONSIDERAÇÕES:

Infelizmente andam fazendo um grande mistifório nessa passagem ritualística. No Rito Escocês Antigo e Aceito. Evidentemente que nada mudou. É bem verdade que o ritual em vigor não está claro nas suas explicações e deixa dúvida quanto ao procedimento.

Sempre foi no mesmo lugar, o que significa que o Candidato é purificado uma vez com o Experto passando a chama por três vezes em frente ao lugar do Mestre de Cerimônias que o auxilia. Não se anda com o Candidato para purifica-lo em diversos lugares. Mas que imaginação fértil. Se fosse essa a ação, obviamente o ritual determinaria os locais e não exararia apenas “antes de chegar entre Colunas”. 

Quando o Ritual se refere em descer com o Candidato, obviamente é para descer do Oriente e não apenas do Sólio. Assim o Iniciando desce e para em frente ao Mestre de Cerimônias para a prática purificadora.

Note que o Venerável não comanda ao Mestre de Cerimônias que acompanhe o Experto para auxiliá-lo na purificação.

A nota explicativa diz apenas que “ajudado pelo Mestre de Cerimônias”, e não se deslocando para três lugares distintos. Ainda, quando a nota explicativa se refere a “antes de chegar entre Colunas” isso significa que é o lugar aonde o Candidato vem ocupando na cerimônia. No manual que estamos preparando para o GOB, essas contradições serão meramente extirpadas.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 484 Florianópolis (SC) 25 de dezembro de 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário