Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 24 de julho de 2021

SAUDAÇÃO MAÇÔNICA E PARADA FORMAL

Em 26.10.2020 o Respeitável Irmão Valter Frasson, Loja Redempção III, REAA, GOB-RS, Oriente de São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul, formula a seguinte questão:

SAUDAÇÃO E PARADA FORMAL

Desejo esclarecer uma pequena duvida do nosso Ritual de Aprendiz editado em 2009.

O assunto é relativo a (Saudação) conforme página 43 do Ritual de Aprendiz.

(A saudação maçônica é feita somente ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente e ao Venerável Mestre e VVig∴ quando da entrada e saída do Templo. O obreiro portando objeto "de trabalho" quando da entrada no Oriente não fará o sin∴ e sim uma parada (rápida e formal).

Nossa dúvida:

Antes de abrir o Livro da Lei, no momento que o 1° Diácono sair e retornar do Oriente para levar a Pal∴ Sagrada, deve fazer a Saudação ou não? Bem como o M∴ CCer∴ com seu bastão, ao conduzir o Irmão Orador ao altar do Livro da Lei, deve fazer a pequena parada?

OBS.

Na última Ritualística do Grande Oriente do Brasil, para o Rito Escocês Antigo e Aceito, editado em 25.09.2019 (aliás, muito bem feito), também não esclarece o assunto acima exposto.

No aguardo de um esclarecimento, agradecemos antecipadamente.

CONSIDERAÇÕES:

Antes da abertura do Livro da Lei, não se faz Sinal em Loja e nem parada formal porque a Loja não está aberta, mas em processo de abertura.

O que se obedece é a circulação (que não é sinal) durante o processo de abertura. Isso se dá no intuito de normatizar os procedimentos no sentido igualitário.

Assim, os protagonistas que participam da transmissão da Palavra para a abertura dos trabalhos (Luzes e Diáconos), não fazem o sinal. Apenas obedecem a circulação.

Do mesmo modo, o Mestre de Cerimônias, ao se dirigir ao Orador, obedece a circulação, mas não faz nenhuma parada formal até a abertura do Livro da Lei.

Cabe esclarecer que Sinal antes da abertura do Livro da Lei somente acontece em face à segunda obrigação do 1º Vigilante que é a de se certificar se todos os presentes são maçons. Nesse caso, por se tratar de reconhecimento e, este é feito pelo Sinal, então todos os do Ocidente ficam à Ordem.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário