Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 3 de julho de 2021

SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE

SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE
(republicação)

O Respeitável Irmão Adrian Rogers Censi, Loja Caminhos da Verdade, 92, Grande Loja Maçônica de Santa Catarina, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão: 
 adrian@blukit.com.br 

Caro Irmão, por gentileza, no texto que já há muito possui, nas obrigações do Irmão Vigilante diz que: 1º Vigilante a Onipotência, compete substituir o Venerável em suas ausências e impedimentos ou vacância do cargo. Se assim for, fica a duvida: o Primeiro Vigilante ocupa o trono? Para ocupar o trono ele não precisaria ser Mestre Instalado? 

CONSIDERAÇÕES: 

O substituto imediato do Venerável Mestre em caráter precário é o Primeiro Vigilante e é regra tradicional em Maçonaria, pois ele é parte integrante das Luzes da Oficina (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes).

Como dito, somente em caráter precário já que o definitivo carece de Instalação que em Maçonaria significa simplesmente posse e esta é dada àquele que eleito fora conduzido ao cargo de dirigente maior da Loja. 

Na ausência definitiva do Venerável prevê-se uma nova eleição, ou para instalar o Primeiro Vigilante,  ou para se eleger um novo Venerável. Essa regra merece consulta nos dispositivos legais da Obediência à que pertencer a Loja.

Nesse sentido, não é recomendável a execução de uma Sessão Magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação, mesmo que esteja presente um Ex-Venerável da Loja que faria a consagração do Candidato. 

Embora o procedimento seja possível e até certo ponto legal, melhor mesmo seria que no caso precário de substituição esse ficasse legado às Sessões Econômicas (ordinárias). 

Algumas Obediências, como é o caso do Grande Oriente do Brasil, já prevê que uma Sessão Magna de Iniciação, Elevação e Exaltação, na falta do Venerável de ofício, Mestre Instalado mais recente dirija a Sessão.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 477 Florianópolis (SC) 18 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário