Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2021

A INICIAÇÃO E A CÂMARA DAS REFLEXÕES

A INICIAÇÃO E A CÂMARA DAS REFLEXÕES
Ir∴ Antonio Douglas Zapolla , M∴I∴ ARLS Luz de Brodowski 072

Tida e havida como uma das mais sérias instituições do nosso mundo, de origem desconhecida, que vai desde os primórdios do mundo, ou desde os tempos de Jesus Cristo, também tida como fundada em 1717, a MAÇONARIA hoje em dia continua tendo uma aura de secreta, de misticismo, de esoterismo, de uma crendice impar, que a torna desde respeitada até odiada.

Neste trabalho, porém, não queremos abordar este lado da nossa Sub∴ Inst∴, sobre a qual já existem centenas de historiadores e milhares de livros que tratam do assunto.

Queremos, no entanto nos apegar aos dias de hoje e abordar uma das coisas mais importantes, ou pelos menos, uma das mais importantes, que é a INICIAÇÃO de profanos, já que somente com o ingresso de novos adeptos, neste constante renovar, é que a Inst.´. continuará tendo vida e sendo respeitada.

Para isso, precisamos cada vez mais selecionar os profanos escolhidos em nossas comunidades para serem mais um daqueles que irão dar continuidade a tudo que a Maçonaria representa como uma escola de aperfeiçoamento Moral, Social, Cultural e Humana.

Também não queremos abordar neste trabalho a seleção de candidatos. Acreditamos que cada Loja deve estar consciente da importância dessa seleção e faz da melhor maneira possível esta sua seleção, evitando que pessoas despreparadas ou simplesmente curiosas, ou ainda por interesse de algum obreiro menos avisado , sob todos os pontos de vistas, entrem em nossos quadros de obreiros. Mesmo sabendo que ainda há um certo paternalismo, uma certa proteção, um certo interesse político ou social, queremos acreditar que as Lojas procuram escolher os melhores em cada comunidade para virem ser realmente um IRMÃO.

Queremos, sim, neste trabalho, abordar o processo de INICIAÇÃO do lado prático. Após o nome de um candidato ser devidamente analisado e aprovado, é que queremos iniciar este nosso trabalho.

Em nossos Temp∴ de Estudos, em nossas palestras, em nossos seminários, em nossas sessões, quando o assunto INICIAÇÃO é abordado, ele sempre é citado com uma das coisas mais fundamentais da vida futura de qualquer profano, após ingressar na Sub∴ Or∴.

Nos discursos feitos nas sessões de Inic∴ é comum ouvir todos dizerem que o neófito deu o passo mais importante de sua vida, que ele deve estudar maçonaria, que ele deve sabe interpretar e entender todo o nosso simbolismo, toda a nossa filosofia, que ele deve considerar aquele dia como o dia mais sagrado de sua vida.

Porém, voltemos um pouco, pelo menos, um mês antes do dia marcado para a Sessão de Iniciação e vamos analisar o comportamento de uma grande parte de nossos Irmãos, sejam AAp∴, sejam CComp∴ ou MM∴. 

Como é comum ver o futuro iniciado ser provocado, ser “gozado”, ser alvo de brincadeiras sem sentido, cujo teor destas brincadeiras de mau gosto nem é preciso citar, mesmo havendo decretos e atos de nossos Grãos Mestres proibindo tal prática.

Algumas dessas "brincadeiras de mau gosto" chegam às raias do absurdo, da total falta de consideração tanto com o neófito como com a Maçonaria de um modo em geral.

E se tudo na Maçonaria tem sentido, se tudo na Maçonaria tem significado, tem simbolismo, qual seria então o sentido destas brincadeiras de tão mau gosto que muitos profanos são vitimas antes de suas iniciações???

Quando se prepara um futuro irmão com indagações condizentes com a nossa condição de ser humano imperfeito, quando se procura, conversando com ele, mostrar algo que realmente tenha um sentido prático, útil, filosófico, que o leve a pensar no passo que irá dar ao entrar para a Ordem Maçônica, estamos ai sim preparando uma pessoa para ser um verdadeiro IRMÃO MAÇOM. 

Porém, não é o que vemos na grande maioria das vezes, quando em conversa com irmãos, notamos o prazer que estes irmãos despreparados para a importância do ato que irá ser realizado sentem em constranger, em deixar o profano desorientado, sem pensar direito no que irá lhe acontecer no fatídico dia de sua Iniciação.

Este procedimento pré Iniciação já é totalmente condenável, porém não acaba ai, nestes dias que antecedem à iniciação em si.

Continua depois, quando se busca o candidato para a cerimônia, quando é levado para dentro do templo, e mais absurdamente ainda, quando é colocado na Câmara das Reflexões, e quando está sendo submetido a certas partes dos rituais, que servem para muitos desses irmãos incautos, como um momento de gozação, de descontração, de sarcasmo, de riso e piadinhas de mau gosto.

Mesmo tendo todas as Obediências Maçônicas normas severas para que a cerimônia de iniciação seja a mais séria, as mais responsáveis, as mais simbólicas possíveis, certos absurdos ainda acontecem. E o que é pior, com a anuência do Ven∴ Mest∴, do Or∴, das Luzes, que deveriam ser os primeiros a zelarem para a seriedade do ato realizado, e no entanto, em muitos casos, ajudam e colaboram para os desatinos que são realizados e que colocam o profano em situação de vexame, de dúvida sobre o que está acontecendo.

Vejamos, na continuidade, o que acontece na Câmara das Reflexões. E o que é a Câmara das Reflexões?

Todos dizem e faz parte do Ritual que é o local sagrado onde o neófito deve ficar enclausurado para meditar sobre o passo que está tomando, para pensar sobre a fragilidade da vida humana, vendo e analisando os elementos que compõem esta Câmara de Reflexões e pense na seriedade da Instituição que está ingressando, nos valores da nossa vida profana, e ali então, no silencio e no clima de reflexão a que está submetido, possa realmente sentir e meditar sobre aquilo que a Maçonaria lhe irá exigir como ser humano, como Maçom, como HOMEM.

E isto, ele, o neófito só ira conseguir, ficando sozinho, em meditação, em reflexão, em conexão com o Infinito, com DEUS, com a sua consciência.

E na pratica, o que acontece, meus irmãos???

Nem vamos entrar em detalhes sobre o que ouvimos e vemos acontecer com a grande maioria que é colocada naquele local sagrado. Vamos apenas perguntar como queremos que o nosso futuro irmão se concentre, medite, reflita sobre a sua vida, sobre a morte, sobre a fragilidade humana, sobre os nossos conceitos, sobre o nosso futuro, enfim, sobre tudo aquilo que a Maçonaria quer que ele reflita naquele momento solene e importante de sua vida, se depois que ele está lá, dentro da Câmara das Reflexões, o local chega a virar nem sei o que, com tantas idas e vindas de irmãos que ali vão para "brincar", para "gozar" o profano, quando o correto é deixar o neófito sozinho com seus pensamentos e reflexões.

E como queremos que ele responda, depois, já no decorrer da sess∴, aquela famosa pergunta (QUE PENSAMENTOS VOS OCORRERRAM....) que é parte integrante de nossos rituais ?? Já ouvimos respostas ousadas, sinceras que, se analisadas profundamente por todos aqueles que contribuíram para estas respostas e para os desencontros, deveria ser para cada um desses que fazem da Inic∴, que fazem do preparo da Inic∴, que fazem da Câmara de Reflexões um palco de brincadeiras de mau gosto, um motivo de vergonha, de arrependimento, por ter causado tamanha desvirtuação desse ato tão solene.

Por tudo isso, por considerarmos a importância da preparação do candidato, do ato em si, é que estamos tentando fazer este modesto trabalho, que é apenas a vontade de chamar a atenção de nossos irmãos, de nossos Veneráveis Mestres, do Irmão Exp∴, estes em especial, sem querer citar Lojas ou Potencias, sem generalizar também, para que reflitam sobre o que eles querem oferecer àquele que vai ser o nosso futuro IRMÃO e qual será a sua primeira e decisão impressão sobre a instituição que está ingressando.

Sabemos que existem muitos irmãos que também são solidários com este nosso modo de pensar, que também procuram evitar estes "usos e costumes" e a estes a nossa homenagem, esperando que o exemplo e a verdadeira concepção e simbologia de uma VERDADEIRA INICIAÇÃO comecem a dar frutos e que tenhamos cada vez mais sessões magnas iniciáticas dignas das tradições de nossa milenar instituição, onde o respeito, a disciplina, a ordem sejam a tônica de nossos trabalhos litúrgicos. Leiam com atenção e se acharem válido, façam das próximas sessões de Iniciação, verdadeiras aulas de maçonaria, de respeito ao ser humano, de respeito a um ideal milenar, de orgulho em contribuir para que seja oferecida a um amigo a oportunidade de se aperfeiçoar, a oportunidade de ser, a partir da sua Iniciação, um verdadeiro, um leal, um integro, um verdadeiro IRMÃO MAÇOM.

Fonte: JB News – Informativo nº 136 - 10/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário