Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de julho de 2021

DÚVIDAS DIVERSAS

DÚVIDAS DIVERSAS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Marco Aurélio Roca, Loja Justiça e Lealdade, 1.908, Benfeitora da Ordem, REAA, GOB, Oriente de Lins, Estado de São Paulo. 
marco.roca@glomomail.com

Assumi o cargo de Mestre de Cerimônias e estou utilizando como farol de meus estudos relativos ao cargo de Mestre de Cerimônias, além dos Rituais, RGF, Constituição, etc....a Apostila de Normas e Procedimentos Ritualísticos do REAA - datada de 22/SET/98, o qual me foi entregue na oportunidade de minha iniciação. 

Aproveitando a oportunidade, gostaria te obter a opinião do Poderoso Irmão se os procedimentos ritualísticos abaixo estão corretos?

CIRCULAÇÃO EM LOJA PORTANDO INSTRUMENTO DE TRABALHO 
- Quando da entrada e saída do Oriente, a saudação é feita somente ao Venerável, e neste caso, fará uma parada rápida e formal, dirigindo o olhar ao Venerável, sem nenhum movimento ou inclinação com a cabeça, pescoço ou tronco?

ENTREGA AO VENERÁVEL MESTRE DO SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES. 
- Ao comando do Venerável Mestre, o Mestre de Cerimônias dirige-se ao Oriente, chegando ao Altar pelo lado Norte? Onde deposita todo o conteúdo da bolsa, tomando o cuidado de exibir ao Venerável Mestre, Orador e Secretário, que presenciam sua conferência, que nada foi esquecido no seu interior. 

CERIMÔNIA DE SAGRAÇÃO DOS NEÓFITOS 
- O Porta estandarte deverá se posicionar atrás dos Neófitos no momento da sagração? 

CANDIDATO PRESTA O SEU JURAMENTO 
- No momento do candidato prestar seu Juramento, orienta-lo em relação à posição correta de se ajoelhar (joelho esquerdo). Sobre o Livro da Lei deverá estar também um exemplar da Constituição do GOB?

ATA
- O Mestre de Cerimônias, ficando em pé à Ordem, confere os votantes e conta o numero de votos nas Colunas e no Oriente, dando conta ao Venerável Mestre se a proposta foi, ou não, aprovada. Não se utiliza as expressões: “por maioria”, “pela totalidade”, “por unanimidade”, entre outras”? 

USO DA PALAVRA 
- Os Obreiros com assento no Oriente “têm o direito”, se assim desejarem, de falar sentados?

CONSIDERAÇÕES:

CIRCULAÇÃO EM LOJA PORTANDO INSTRUMENTO DE TRABALHO. 
Está correto. Porém na parada rápida e formal os pés deverão estar em esquadria na forma de costume.

ENTREGA AO VENERÁVEL MESTRE DO SACO DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES. 
Está correto. Quanto a sua interrogação no tocante ao Altar pelolado Norte é para facilitar o entendimento dos Irmãos. Lado Norte nesse sentido quer dizer pela direita (braço direito) do Venerável Mestre. 

CERIMÔNIA DE SAGRAÇÃO DOS NEÓFITOS. 
O ato com o Irmão Porta Estandarte se posicionando atrás do Neófito não está previsto no ritual em vigor (edição 2.009). O que está equivocado no ritual durante a consagração é o do Neófito se ajoelhar com o joelho direito. O certo é o esquerdo.

CANDIDATO PRESTA O SEU JURAMENTO.
Da mesma forma, não está previsto no Ritual em vigor (edição 2.009). Quem jura sobre o seu código de Moral e Ética (Livro da Lei) já se obriga a cumprir o que lhe será proposto.

ATA.
Conforme o Regulamento Geral da Federação é de direito apenas ao Venerável declarar aprovado ou não os assuntos pertinentes após a votação, inclusive a Ata. Nesse sentido não está mais previsto que o Mestre de Cerimônias faça essa declaração ou contagem e o uso de qualquer expressão. O Venerável simplesmente observa o resultado e o declara na forma da Lei. No caso de haver um grande número de Irmãos na Sessão e o resultado merecer uma contagem mais apurada, então o Venerável pode pedir auxílio ao Mestre de Cerimônia na contagem dos votos.

Nesse caso o Oficial apenas faz a contagem e informa: “tantos votos a favor e tantos contra”, omitindo o resultado “aprovado ou rejeitado” que compete ao Venerável declarar. Ainda que não previstas essas expressões “por maioria”, “pela totalidade”, etc., as mesmas são meras redundâncias, pois o que está aprovado assim o está, independente do número de votos, assim como no caso da proposta ser rejeitada. Em caso de empate o voto de “minerva” é do Venerável Mestre.

USO DA PALAVRA.
Esse costume está em desuso. Obreiros que falam sentados no Oriente por dever de ofício, salvo quando o ritual determinar o contrário é o Venerável Mestre o Orador e o Secretário. No Ocidente falam sentados, salvo quando o ritual determinar o contrário, os Vigilantes.

As Luzes da Loja ao falarem em pé depositam os respectivos malhetes e se posicionam à Ordem compondo o Sinal Penal do grau em que a Loja porventura esteja trabalhando.

Concluindo. Todos os Manuais de Procedimentos estão suspensos pelo Soberano Grão-Mestre. O GOB está elaborando um Manual único que ficará pronto em 2.012 na intenção de unificar as práticas
ritualísticas, a despeito ainda de algumas correções nos rituais dos três graus.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 486 Florianópolis (SC) 27 de dezembro de 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário