Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 2 de julho de 2021

SESSÃO PÚBLICA: DE ONDE FALA O PALESTRANTE?

SESSÃO PÚBLICA: DE ONDE FALA O PALESTRANTE?
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Glacir Wisniewski, Loja Elimar Baumgarten, 101, REAA, Grande Loja de Santa Catarina, Oriente de Timbó, Estado de Santa Catarina.
glacirw@terra.com.br

Peço a gentileza de esclarecer uma dúvida: No caso de convidarmos um nosso Irmão, Grau de Companheiro, (por exemplo, não sendo uma autoridade maçônica) para proferir uma palestra de importância. Realizaremos no Templo, com abertura ritualística e em seguida, acolheremos convidados, em especial as cunhadas, perguntamos: Pode-se na entrada inicial conduzir este Irmão e assentá-lo no Trono de Salomão, ao lado do Venerável Mestre, ou deveremos deixa-lo no Ocidente, ou outro local no Oriente, cuja palestra será proferida entre Colunas? E se o Irmão for Mestre Maçom, ou Mestre Instalado? Poderá ser assentado junto ao Venerável Mestre em cima do trono?

CONSIDERAÇÕES:

Em Loja aberta o Oriente é privativo de Mestres Maçons. Para que se evite esse tipo de situação, o ideal seria a abertura de uma Sessão Pública que não fosse o Templo Maçônico. Um clube ou um teatro, por exemplo.

Já que a sessão ocorrerá em Loja aberta, sendo o palestrante um Irmão Companheiro, ele proferirá a sua fala no Ocidente, nunca no Oriente e muito menos no sólio ao lado do Venerável Mestre.

Em sendo o palestrante um Mestre Maçom, não sendo autoridade e não estiver ocupando nenhum cargo no Oriente, ele poderá ser conduzido no momento da palestra pelo Mestre de Cerimônias ao Oriente, todavia não ao lado do Venerável no sólio. Concluída a palestra ele será novamente reconduzido ao seu lugar em Loja.

Aliás, tradicionalmente no sólio só tem lugar o Venerável Mestre e o Grão-Mestre quando estiver presente. A presença de autoridades, Ex-Veneráveis, Veneráveis de outras Lojas ocupam sim o Oriente, contudo abaixo do sólio.

É bem verdade que essa tradição anda ultimamente esquecida, já que muitos rituais brasileiros preveem até situações contrárias conduzindo indistintamente Mestres Instalados recentes, Veneráveis visitantes, e outras autoridades senão o Grão-Mestre para tomar assento ao lado do condutor da Oficina. Embora pareça legal por emanar de um ritual em vigência, sob o ponto de vista da tradição, usos e costumes, essa regra é completamente equivocada.

Cabe aqui outra ilustração. Eu mesmo lamentavelmente tenho visto Sessões Magnas Públicas com Loja aberta e sendo conduzidas ao Oriente autoridades profanas civis, militares e eclesiásticas para receberem homenagens ou mesmo proferir palestras. 

Ora, se no Oriente por regra iniciática não entram Aprendizes e Companheiros que são maçons regulares, então qual seria a razão de conduzir não iniciados ao quadrante oriental? 

Verdadeiramente esse é um procedimento completamente enganoso. A solução para essa contradição é a de que esse tipo de sessão (aberta ao público) tomasse lugar fora de um Templo Maçônico, portanto sem a liturgia e a ritualística maçônica.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 476 Florianópolis (SC) 17 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário