Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 12 de julho de 2021

CIRCULAÇÃO DA BOLSA - PRIMEIROS CARGOS ABORDADOS

CIRCULAÇÃO DA BOLSA - PRIMEIROS CARGOS ABORDADOS
(republicação)

Em 06/05/2017 o Respeitável Irmão Cesar de Souza, Loja Palmeira da Paz, 2121, REAA, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, formula a seguinte questão.

Gostaria da informação correta das Circulações. Quando o Grão-Mestre Geral ou o Estadual estiver no Trono de Salomão com o Venerável Mestre, o Irmão que fizer a circulação tomará a contribuição de todos ou somente do Venerável Mestre, para fazer a estrela de cinco pontas?

CONSIDERAÇÕES:

Primeiro é bom que se diga que não existe nenhuma formação de estrela, nem de seis e muito menos de cinco (???) pontas por ocasião da circulação da bolsa durante a sessão. Isso é mera imaginação.

Como já foi explicada à exaustão, no caso do REAA.'., a questão é apenas sequencial e de ordem mais ou menos hierárquica. Desse modo, os primeiros cargos a serem obrigatoriamente abordados são as Luzes da Loja, isso porque os seus titulares são os detentores dos malhetes e seguem o Landmark de que uma Loja será sempre dirigida por três Luzes; por segundo, as outras duas Dignidades que são o Orador e Secretário, pois o primeiro é o que promove a Lei e o segundo o que registra os fatos na forma da Lei. Por fim o Cobridor Interno, cuja importância do cargo é tão elevada que nenhuma Loja poderá ser aberta sem a sua presença – ele é o ícone do Landmark do sigilo (cobertura dos trabalhos). É diante disso que respeitosamente esses cargos são sempre os primeiros a serem abordados na ordem costumeira.

No que diz respeito à abordagem e as cadeiras de honra (duas apenas), se estiverem eventualmente ocupadas conforme Decreto 1469 do GOB, mesmo que nelas estejam os Grão-Mestres, não importa, segue-se a sequência mencionada no segundo parágrafo acima - começa pelo Venerável Mestre e vai até o Cobridor Interno. Só depois de concluída essa primeira etapa é que serão abordados os demais membros do Oriente, começando pelos ocupantes das cadeiras de honra. Concluída a coleta de todos no Oriente, serão então abordados os Mestres que ocupam a Coluna do Sul, os que ocupam a Coluna do Norte, os Companheiros, os Aprendizes e, por último, o próprio Oficial circulante que faz o seu depósito ajudado pelo Cobridor Interno.

Considerações à parte, o ritual em vigência no GOB, equivocadamente se refere à “Cobridores” quando da abordagem imediatamente após a do Secretário. Penso que isso é mera desatenção, pois a referência correta deveria ser apenas ao “Cobridor Interno”, e não aos “Cobridores”, já que o Guarda Externo (esse seria o nome correto) caso esteja presente, somente será abordado na ocasião em que ocorrer a coleta dos Mestres que ocupam a Coluna do Norte.

Outra consideração é a relativa ao termo aqui usado e sublinhado no segundo parágrafo: “as outras duas Dignidades...”. Isso se deu porque tradicionalmente as Dignidades de uma Loja são apenas cinco, ou seja, as Três Luzes mais o Orador e o Secretário e não os sete como tem sido estranhamente mencionado no GOB que inclui como Dignidades também o Tesoureiro e o Chanceler - provavelmente por má compreensão do que são cargos eletivos constitucionais e o que são liturgicamente as Dignidades de uma Loja.

Essa foi uma colocação importante, pois ela, além de racional, menciona quem são as verdadeiras cinco Dignidades que, somadas ao cargo do Cobridor Interno, perfazem os seis primeiros abordados durante as circulações das bolsas, o que é melhor do que arranjar justificativa pela formação de uma pretensa estrela formada por triângulos da espiritualidade e da materialidade, que precisa de muita imaginação para ser construída no ambiente da Loja.

Ainda no intuito de esclarecer, fica o seguinte alerta: não existe outra ordem de abordagem que se relacione com os demais cargos da Loja além dos seis primeiros aludidos.

Por fim deixo aqui a observação de que as ponderações acenadas tem apenas o caráter orientativo e está baseada nas tradições, usos e costumes da Maçonaria em geral e de um Rito em particular. Assim, os apontamentos relativos às eventuais contradições existentes nos rituais e aqui abordadas, não tem nenhuma intenção de incentivar qualquer desobediência à Lei, contudo apontar equívocos. Mesmo que haja elementos contraditórios, primeiro cumpre-se o que está determinado. Discute-se depois.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário