Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2021

SEGREGAÇÃO DE MESTRES INSTALADOS - REAA

Em 10.10.2020 o Respeitável Irmão José Carlos Cruz, Loja Mário Behring, 200, REAA, GLMMG (CMSB), Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, em face à minha palestra on-line no XV Seminário de Estudos Maçônicos do Oriente de Franca, SP, e Região, formula a seguinte questão:

MESTRES INSTALADOS

Agradecemos de coração a palestra “História, Doutrina e Prática do REAA”, proferida no XV Seminário de Estudos Maçônicos do Oriente de Franca-SP e Região. Foi muito esclarecedora e nos instiga a estudar mais. Contudo, sinto a necessidade de lhe perguntar:

Considerando que temos 3 graus no R∴E∴A∴A∴, é comum percebermos uma segregação de domínio dos Mestres Instalados. Como nosso Irmão Pedro Juk enxerga essa postura?

CONSIDERAÇÕES:

Penso que esse tem sido um costume completamente equivocado no REAA, onde se sabe que instalação esotérica é uma prática não original.

O REAA, como rito de origem francesa, tradicionalmente não possui instalação. Na França, salvo adequações oriundas de acomodação para “certos” reconhecimentos, principalmente os ocorridos nos meados do século XX, instalação significa única e exclusivamente posse.

Já escrevi bastante sobre isso, principalmente porque muitos maçons brasileiros ainda “acham” que Mestre Maçom Instalado é grau, o que não é verdade. Para essa categoria honorífica não existir nenhuma segregação (separação) do grau de Mestre Maçom. Esse falso juízo se dá devido ao uso de uma cerimônia esotérica “criada” para a instalação latina. No verdadeiro costume anglo-saxônico, onde de fato a instalação, trazida pelos irlandeses, é real, o que não existe é esse cerimonial aplicado na corrente latina.

Por outro lado, também entendo que, mesmo na contramão da história, a instalação esotérica é uma realidade consagrada na Maçonaria brasileira (no GOB desde 1968). Por assim ser, destaco que Mestre Maçom Instalado é um título honorífico que é concedido àquele que um dia exerceu o Veneralato de uma Loja. A bem da verdade ele é um ex-Venerável que, conforme o rito, pode substituir o Venerável no caso da sua ausência, principalmente se for o caso nas Iniciações, Elevações e Exaltações.

No rigor da lei, conselhos de Mestres Instalados, criados exclusivamente pela Obediência, só existem para instalar um novo eleito para dirigir uma Loja. Concluída a cerimônia instalação, o conselho e imediatamente dissolvido.

Assim, vale mencionar que não é legal, ou mesmo recomendável, que certas Lojas por contra própria criem conselhos de Mestres Maçons Instalados a parte que possam interferir na administração.

Sem dúvida, o Mestre Maçom Instalado é um personagem importante para a vida da Loja, sobretudo pela sua experiência administrativa adquirida, mas isso não o segrega e não o faz portador de nenhum grau iniciático acima do de Mestre Maçom.

A sua presença, além das suas atividades previstas nos regulamentos, é sempre bem-vinda para auxiliar a Loja, nunca interferir.

O único privilégio, se é que assim se pode dizer, é que ele, por ser possuidor desse título honorífico, lhe é assegurado lugar no Oriente da Loja.

Cabe destacar que o simbolismo é constituído universalmente por três graus e não há como se imaginar qualquer grau além do de Mestre Maçom no franco-maçônico básico universal.

Vale lembrar que após a extinção das Lojas Capitulares (um capítulo à parte da história do REAA), o Oriente elevado, então criado para se amoldar ao santuário Rosa-Cruz, acabou indevidamente permanecendo no simbolismo, fato que com o tempo acabou servindo para acomodar as autoridades maçônicas do simbolismo e também os ex-Veneráveis (Mestres Instalados).

Como a instalação generalizada na maçonaria brasileira virou norma consuetudinária, não se discute a sua legalidade e nem a presença do personagem Mestre Maçom Instalado na Loja.

Vale a pena mencionar que o título “instalação” é original da Maçonaria anglo-saxônica, onde o Mestre Maçom que deixa o cargo de Worshipful Master(Venerável Mestre) é tratado como Past-Master (Mestre Passado) ou Imediate Past Master (Mestre Passado recente ou imediato), contudo sem qualquer conotação de um grau acima do de Mestre Maçom.

Antes de concluir, reitera-se que o Mestre Instalado é um Mestre Maçom que um dia foi empossado para exercer o cargo de Venerável Mestre de uma Loja.

Finalizando, alerto que as minhas colocações não têm aqui o intuito de desrespeitar qualquer regulamento de Obediência que mencione o contrário e até trate o Mestre Instalado separadamente. Meus comentários dizem respeito à originalidade do REAA.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário