Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de julho de 2021

POSIÇÃO DO ESQUADRO E DO COMPASSO

POSIÇÃO DO ESQUADRO E DO COMPASSO
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Joaquim Souza sem declinar o nome da Loja e do Oriente. jsouza@santiagonet.com.br 

Gostaria de saber o seguinte: Na abertura do Livro da Lei no Grau de Companheiro, a "perna" do compasso fica a direita ou a esquerda do ORADOR?

ESCLARECIMENTO:

Se a vossa Loja pertencer ao Grande Oriente do Brasil que pratica o Rito Escocês Antigo e Aceito, o ritual em vigência do Segundo Grau exara claramente nas explicações contidas na página 35: “(...) coloca depois sobre o L∴ da L∴ aberto, o Esq∴ e o Com∴ na posição do Gr∴ - ponta dir∴ do Com∴ sobre o Esq∴”. 

Da mesma forma no Painel do Grau, página 26 do ritual citado aparece o símbolo entrelaçado. Obviamente, todas essas alusões estão referendas ao posicionamento do Orador durante a abertura do Livro da Lei.

A explicação para esse posicionamento no Rito Escocês é de que no entrelaçamento do Esquadro e o Compasso, a haste direita (do pondo de vista do Ocidente para o Oriente) do Compasso se liberta sobrepondo o ramo do Esquadro sugerindo, dentre outros, a evolução do Obreiro. Esta aponta para o Sul que é a Coluna dos Companheiros. 

Sob esse aspecto o Compasso tem uma íntima relação com a Marcha do Companheiro que já melhor instruído, pode se deslocar do eixo à procura de outros caminhos, não obstante, pela sua evolução, ele saber simbolicamente voltar para o caminho que segue em direção ao Oriente (equador), que é o objetivo para se chegar ao Grau de Mestre – mais luzes (litúrgicas), mais instruídos estarão os Homens. 

Existe ainda a clássica explicação de que o Esquadro simboliza a matéria e o Compasso o Espírito. Do aperfeiçoamento espiritual emana a Luz (Meio-Dia, ou Sul) enquanto que a prevalência da matéria aponta para o Norte (banda com menos Luz).

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 481 Florianópolis (SC) 22 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário