Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 15 de julho de 2021

PENSE GRANDE, ATUE PEQUENO

PENSE GRANDE, ATUE NO PEQUENO
Ir∴ Anatoli Oliynik ( * )

Dentre alguns hábitos que tenho, um deles é o de ler biografias de grandes personalidades, sejam elas de políticos, cientistas, religiosos, empresários, esportistas, entre outros. Com certeza, muitos Irmãos que estão lendo este artigo, também têm esse hábito o que é muito bom. Acredito que lendo essas biografias podemos aprender a razão do sucesso dessas pessoas e a razão de terem vencido os desafios da vida.

Em quase todas as biografias tenho encontrado um traço comum a todas essas pessoas: Elas sempre se recusaram a pensar pequeno. Elas, na verdade, pensam grande! Elas se recusam a se enxergar fracassadas. Elas sempre tem uma visão positiva dos acontecimentos. Elas conseguem encontrar nas crises, as oportunidades. Elas acreditam nas pessoas. Acreditam nas possibilidades, por mínimas que aparentemente sejam. Elas tem bom humor a sabem rir de si próprias e dos seus erros quando ocorrem.

Diferentemente das pessoas fracassadas que pensam pequeno, que só conseguem enxergar a desgraça e o perigo, as pessoas de sucesso parecem ter um verdadeiro entusiasmo pela vida. Elas procuram muito mais “gostar do que fazem” do que viver preocupadas em “fazer o que gostam”. Elas são pró-ativas ao invés de reativas. Elas vão à frente do seu tempo, acreditando, fazendo e transformando a realidade por mais adversas que sejam as evidências. Enquanto os fracassados esperam, elas agem. Enquanto os fracassados se desesperam, elas acreditam ainda mais.

Algum tempo atrás tive a oportunidade de ler uma tese de um Past Grão-Mestre intitulada “Diretrizes para Revitalização da Maçonaria”. Confesso que apreciei, sobremaneira, o enfoque e a clareza do seu conteúdo. O Irmão, autor da Tese, revelando uma lucidez extraordinária aponta caminhos e propõe soluções que, se operacionalizadas, trarão resultados fantásticos para a Maçonaria daquele Estado. Esse Irmão, de fato, pensou grande! É assim que deve ser. Por outro lado, tenho dúvidas, pelo menos, não tenho informações se todas aquelas idéias, maravilhosamente estruturadas e apresentadas, foram operacionalizadas, isto é, se foram colocadas em prática e produziram os efeitos desejados. Se não foram, o que poderia ter faltado? A resposta pode ser encontrada em: Pense grande e atue no pequeno. Isto quer dizer que as grandes idéias devem ser a nossa bússola, entretanto, devem ser desdobrados em níveis menores e executadas por partes, com a visão do todo a exemplo da fábula dos três pedreiros. Quando se perguntou ao primeiro pedreiro o que estava ele fazendo, o mesmo respondeu:

- Estou assentando tijolos.

Este pedreiro não sabia, de fato, o que estava fazendo.

A mesma pergunta foi formulada ao segundo pedreiro, que respondeu:

- Estou construindo uma parede.

Este pensava que sabia o que estava fazendo.

Quando perguntado ao terceiro pedreiro o que estava ele fazendo, respondeu:

- Estou construindo uma Catedral!

Esta é a diferença. Enquanto uns assentam tijolos e outros levantam paredes, há aqueles que constróem Catedrais. A estes o sucesso está garantido. Entretanto, há outros ensinamentos nesta fábula: Se você quer construir uma Catedral, comece assentando tijolos, levantando as paredes, mas sem perder a visão do todo que é a Catedral. Talvez, seja isto que tenha faltado àquela tese maravilhosa do Past Grão-Mestre que me referi: Pensar grande e atuar no pequeno. Perdôe-me, caríssimo Irmão, se disse alguma impropriedade quanto ao sucesso de sua Tese. A intenção foi demonstrar, didaticamente, que, se todos os Irmãos não se unirem em torno de uma grande idéia, seja ela própria ou de outros, e executá-la por partes, o sucesso estará comprometido. Para mim valeu como exemplo didático para o presente artigo.

Aqueles Irmãos que ainda não tem o hábito de ler biografias de pessoas de sucesso, pensar grande, atuar no pequeno, gostaria de sugerir que pensassem muito a esse respeito. Vocês verão que essas pessoas não são sucesso por acaso. Elas criaram o seu próprio sucesso a partir de uma visão grande do mundo, da vida, de suas profissões. Elas se recusaram a aceitar o fracasso e a pensar pequeno. Após ler essas biografias, caro Irmão, faça um exame de consciência e veja como você pensa. Sugiro que você pense grande e atue no pequeno, porque pensando grande, mas atuando no pequeno você poderá construir coisas fantásticas para sua família, sua Loja, sua comunidade e para você mesmo. Verá surpresa nos semblantes e admiração das pessoas que o cercam. Pense nisso.

Ir∴ Anatoli Oliynik (Past Master)
A.R.L.S. "Os Templários" n.º 2819 (Rito de York - GOB)
Curitiba - Paraná

"O conhecimento só tem valor quando compartilhado com os outros" (AO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário