Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de julho de 2021

REAA - A PALAVRA SAGRADA DO TERCEIRO GRAU

Em 17.10.2020 o Respeitável Irmão Arildo Dias, Loja Zênite, 441, REAA, GLESP (CMSB), Oriente de Marília, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão|:

PALAVRA SAGRADA DO MESTRE

Ilustre Ir Pedro Juk sou assinante da Revista "A Trolha" e acompanho com muito interesse as suas explicações quanto às dúvidas/consultas de milhares de Irmãos espalhados pelo nosso imenso Brasil.

Por favor, tire-me uma dúvida: A P∴ S∴ do MM∴ (M∴) é a mesma nas demais Potências que praticam o REAA ou somente no Brasil e/ou América Latina?

CONSIDERAÇÕES:

No que concerne ao REAA, rito de origem francesa, obviamente que a P∴ S∴ é um só, pois o Rito é uno. Infelizmente, sobretudo na Maçonaria latina, o que não faltam são descaracterizações inseridas nos rituais por certos “sabedores das coisas”.

Assim é possível que nessa quantidade imensa de rituais impressos ao longo da história, até possa existir algo diferente do original que é M∴.

Existem palavras, eu diria, muito parecidas, utilizadas na Maçonaria Inglesa. Todas têm o mesmo sentido lendário e ganharam guarida numa antiga lenda Noaquita que foi por muito tempo utilizada pelos Companheiros ainda nos tempos em que o 3º Grau era inexistente. Vale lembrar que o Grau de Mestre Maçom especulativo somente veio existir de 1725 em diante, sendo oficialmente consagrado a partir de 1738. É bastante viável que a lenda de H∴ foi decalcada na lenda Noaquita (de Noé e seus três filhos).

O que lamentavelmente está em desacordo é a corruptela da palavra no REAA (como ela é pronunciada), porque da forma como ela é mencionada mais se aproxima da tribo dos moabitas, um povo nômade estabelecido em Moabe a leste do Mar Morto aproximadamente no século XIII a.C. do que do seu significado na lenda de H∴.

No que concerne a lenda do 3º Grau, o termo, embora impróprio como tradução, é dito e consagrado como a c∴ s∴ d∴ dd∴ oo∴, provavelmente para ficar de acordo com o contexto lendário.

É fato que a frase “a c∴ s∴ d∴ dd∴ oo∴” faz sentido com o teatro iniciático, a questão é de como ela e pronunciada, já que dessa forma se aproxima mais com a tribo moabita do que do caráter enlutado da lenda.

A P∴ S∴ consagrada é única, já que o Rito é, ou pelo menos deveria ser, único em qualquer parte do nosso planeta.

Para concluir, vale a pena dizer que o termo Moabe e a sua corruptela M∴ está muito longe de ser traduzida com o significado que nos é contado na P∴ S∴ do Mestre Maçom do REAA. Segundo a Bíblia, em Gênesis, o povo moabita é originário de um incesto promovido pela filha mais velha de Ló logo após a destruição de Sodoma e Gomorra. Como é possível se observar, a tradução está muito longe de ser o que menciona a P∴ S∴ do Mestre Maçom no REAA. A Maçonaria anglo-saxônica explica melhor e dá, ao mesmo tempo, sentido da palavra em consonância com a narrativa maçônica.

P.S. – Recomendo, o livro O Mestre Maçom do saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho (Xico Trolha) – Editora Maçônica A Trolha.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário