Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 4 de julho de 2021

LUGAR DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

LUGAR DO MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Oswaldo Bittencourt Júnior, Mestre Maçom, Loja Liberdade, 061, sem declinar o nome da Obediência, Oriente de Ibiporã, Estado do Paraná.
oswaldosaae@hotmail.com

Quando fui iniciado em 1982, na minha Loja (Loja Liberdade nº 061, Or.: de Ibiporã-Pr), o Mestre de Cerimônias tinha assento na Coluna do Norte (lado esquerdo visto de quem entra no Templo). Agora que refiliei em minha Loja noto que ele fica na Coluna do Sul (lado direito visto de quem entra no Templo). No Grande Oriente do Brasil ele fica a direita também. Nas Grandes Lojas, ele fica a esquerda. Pergunto: Se o rito é o mesmo (REAA), por que são adotadas diferenças ritualísticas? 

CONSIDERAÇÕES: 

Infelizmente o nosso Rito Escocês tornou-se com o passar dos tempos uma verdadeira colcha de retalhos. “Achistas” acharam; inventores inventaram; copistas copiaram e assim os cães ladram e a caravana passa. 

Primeiro foi à mistura com outros ritos, segundo foi depois de uma enxurrada de rituais onde cada qual “achava” que o dele estava certo, fato que causa até hoje debates entre copistas de rituais que fazem comparações entre esse ou aquele como se essa penca de rituais fosse documentação primária e tivesse a ver com a tradição, uso e costume do Rito. 

Discussão inútil e vazia que não leva qualquer conclusão senão aquela equivocada que aparentam certos rituais, onde cada qual “acha” que o seu é o verdadeiramente correto. Pura balela e insensatez. 

Se todos compreendessem realmente a Arte o rito seria igual não importando qual Obediência o praticasse, todavia o que tem parecido mesmo é que, na contramão da História, cada Obediência quer praticar o “seu” Rito Escocês, fato que aos olhos da verdade é inconcebível, porém lamentavelmente ele existe.

Felizmente o Grande Oriente do Brasil já se aproximou bastante da tradição e está bem próximo da verdadeira prática do Rito em questão. 

No Rito Escocês Antigo e Aceito o lugar em Loja do Mestre de Cerimônias está posicionado na Coluna do Sul próximo a grade divisória do Oriente. 

Como o Oficial que mais circula em Loja (inclusive sem pedir autorização) e dele também depende a beleza dos trabalhos (Coluna da Beleza), esse parte do Sul em cumprimento ao seu ofício no mesmo sentido donde começa o giro da palavra. 

Enfim, deixo aqui uma observação que é passível de muita reflexão sobre o tema. O que verdadeiramente falta é que as Lojas instruam os seus Obreiros na prática do Rito. Infelizmente pela conduta de que tudo deve estar escrito nos mínimos detalhes, a grande maioria dos Irmãos quer rituais autoexplicativos. Isso não pode e não deveria ser cogitado. 

Nesse sentido é que viria aparecer essa imensa quantidade de manuais que exaram práticas não raras vezes controversas e equivocadas. Dessa equação resultou toda essa confusão.

A verdadeira prática estaria em ensinar do mesmo modo que faz, por exemplo, a Loja de Aperfeiçoamento inglesa dos Trabalhos de Emulação. Lá primeiro o Obreiro aprende para depois assumir qualquer cargo em Loja. Ah! A Loja de Aperfeiçoamento existe desde 1.823 e ninguém muda ritual, pois estes nem mesmo existem. Todos praticam a essência de maneira velada e responsável.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com - DEZ/2011
Fonte: JB News – Informativo nr. 478 Florianópolis (SC) 19 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário