Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 31 de julho de 2021

SESSÃO PÚBLICA

SESSÃO PÚBLICA
(republicação)

Em 10/05/2017 o Respeitável Irmão Marcio Pelegrini, Loja Luz da Verdade, 2.678, REAA, GOB-PR, Oriente de Chopinzinho, Estado do Paraná, solicita considerações sobre o que segue:

Agradeço a atenção do Irmão e aproveito sua boa vontade para colocar mais uma questão. Assisti a uma sessão pública de estudos em uma Loja coirmã há alguns anos. Houve uma palestra de 40 minutos com a presença de profanos. 

Listo, abaixo, o procedimento que assisti:

1 - Abertura Ritualística Normal em Sessão de Aprendiz.
2 - Leitura da Ata da última sessão.
3 - Expediente e Saco de propostas e informações foram suprimidos (foi direto para Ordem do dia).
4 - Ordem do Dia: foi anunciada a palestra; o Venerável Mestre pediu que os Irmãos retirassem os paramentos; foram introduzidos o palestrante e demais visitantes; a palestra foi realizada; a palavra foi aberta para perguntas e comentários.
5 - O Templo foi coberto aos profanos e os Irmãos recolocaram os paramentos.
6 - Foi suprimido o Tronco de Beneficência e o Venerável Mestre pediu para que na retirada dos Irmãos do Templo o Hospitaleiro ficasse junto a coluna "B" recolhendo os donativos, sendo que o "tronco" ficaria lacrado até a próxima sessão.
7 - Foi concedida a palavra à bem da Ordem e do quadro em particular de modo normal.
8 - Encerramento Ritualístico Normal.
O Irmão poderia fazer a gentileza se o procedimento foi correto? Na época me foi dito que as adaptações objetivaram agilizar a sessão para focalizar no estudo. Além disso, houve um ágape após a sessão e o Venerável Mestre não quis deixar os convidados aguardando por muito tempo, por isso procedeu do modo descrito na hora do tronco de beneficência e, ainda, avisou os Irmãos para serem breves no uso da palavra.

CONSIDERAÇÕES:

1  OK.

2  OK, desde que tenha sido a da última sessão pública realizada pela Loja.

3  OK.

4  Em parte está correta. O Venerável faz a advertência que com a presença de profanos, estão abolidos os sinais; abre a Ordem do dia e comunica a finalidade da sessão. Não se tiram os paramentos. Dá-se entrada aos não iniciados. O Mestre de Cerimônias os conduz e a Loja recebe os convidados em pé – as do sexo feminino ocupam o Sul (Beleza) e os do sexo masculino o Norte (Força). Ingressam primeiro as mulheres. Encerrada a finalidade da sessão (palestra, homenagem, etc.) com a presença dos convidados, o Venerável passa a palavra nas Colunas para eventuais manifestações dos visitantes (apenas eles). O Orador faz-lhes a saudação em nome da Loja e os convidados se retiram conduzidos pelo Mestre de Cerimônias – por primeiro as mulheres, por fim os homens.

5  Como não se tiram os paramentos, o item 5 fica prejudicado.

6  A Loja aguarda a saída dos convidados em pé. Após a retirada dos não iniciados, o Venerável encerra a Ordem do Dia (volta-se a composição dos sinais) e faz circular o Tronco de Beneficência com as formalidades ritualísticas. Prevendo-se a lisura da sessão, não se lacra o Tronco. Ele é conferido na forma de costume.

7  Concedida a palavra aos Irmãos ela será somente sobre o ato que acaba de ser realizado. Usa-se objetivamente a mesma e somente se ela tiver importância inadiável. Deve-se agir com brevidade em respeito aos visitantes que aguardam na Sala dos Passos Perdidos para as despedidas e cumprimentos, ou à convivência no ágape.

8  OK.

Não se tapa o sol com a peneira sacrificando à ritualística. É importante que algum Irmão permaneça com os visitantes até o encerramento dos trabalhos e o uso da palavra seja realmente disciplinado sem o ranço dos pronunciamentos repetitivos e intermináveis.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

2 comentários: