Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 18 de julho de 2021

TRIÂNGULO MAÇÔNICO

Em 07.10.2020 o Respeitável Irmão Alberto Mesquita, Loja Harmonia Laranjeirense, 2.660, Rito Adonhiramita, GOB-SE, Oriente de Laranjeiras, Estado de Sergipe, solicita esclarecimentos:

CONSTITUIÇÃO DE UM TRIÂNGULO MAÇÔNICO (TRÊS MESTRES MAÇONS)

Se possível me responder alguns questionamentos que me foram feitos e para os quais há dúvidas.

Para se formar um triângulo (loja) são necessários 3 Mestres Maçons, então:

1 - Podem esses Mestres estarem com Quitte Placet, ou Quitte Placet vencidos?
2 - Teria algum Ritual específico para tal propósito?
3 - Por quanto tempo esse Triângulo, poderá existir?
4 - Pode um Mestre Maçom com Quitte Placet vencido, continuar participando dos Graus Filosóficos, e se sim por quanto tempo?

CONSIDERAÇÕES:

Devo salientar que essa não é matéria do meu ofício, sendo mais oportuna àqueles Irmãos que atuam na área da legislação maçônica, como o Orador da Loja, por exemplo. Assim, afirmo que os meus comentários aqui não têm caráter laudatório.

Sobre a questão 01:

Menciona o RGF, Art. 137 – “Funda-se um Triângulo conforme disposto na Constituição do Grande Oriente do Brasil”. Diz a Constituição do GOB no seu Artigo 14, Inciso II: “Triângulos: se constituídos de três a seis Mestres Maçons regulares em pleno gozo de seus direitos maçônicos (grifo no original)”. Salvo melhor juízo, entendo que o Inciso II é bem claro quando menciona Mestres Maçons regulares em pleno gozo dos seus direitos, o que não é o caso de um maçom inativo regular (com quite-placet válido), ou irregular (com quite-placet vencido).

Sobre a questão 02:

Eu desconheço qualquer ritual para trabalhos em um Triângulo, até porque um triângulo, por não possuir sete Mestres Maçons, trabalha administrativamente. No caso de o Triângulo precisar iniciar candidato, filiar ou regularizar maçons ele usará uma Loja regular e terá o auxílio desta (Art. 139 do RGF).

Sobre a questão 03:

Conforme prescreve o Artigo 141 do RGF, o Triângulo é um núcleo maçônico provisório, só podendo funcionar por um ano e será dissolvido pelo Grão-Mestre se não atingir o número de sete Mestres Maçons.

Sobre a questão 04:

Acredito que não, contudo para essa orientação recomendo consultar o regulamento do Alto Corpo pertinente ao Rito. De imediato acredito que nenhum maçom inativo e irregular no simbolismo possa permanecer em atividade em qualquer grau acima do franco-maçônico básico universal. Nesse caso ele precisa antes passar por um processo de regularização no simbolismo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário