Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 2 de julho de 2021

GRANDE ORIENTE DE FRANÇA

GRANDE ORIENTE DE FRANÇA
Ir∴ Sérgio Quirino Guimarães

Saudações estimados Irmãos. Retornei de Paris onde visitei o GRAND ORIENT de FRANCE 16, Rue Cadet 75009, Paris. Endereço da maior e mais poderosa Obediência Maçônica Francesa; em seus quadros estão aproximadamente 40.000 Obreiros distribuídos em mais de 1000 Lojas, dentro e fora da França. Explicando melhor: há várias Lojas jurisdicionadas ao GODF que estão em outros países.

O agrupamento inicial de Lojas em território francês visando a formação de uma Potência começou em 1728, mas a conclusão da formatação e a consolidação final se deram em 1773 sob a égide de Grand Orient de France que durante muitas décadas foi a única Potência Francesa.

No princípio, as Lojas trabalhavam com o Rito Escocês, mas havia variáveis entre as Oficinas e surgiu a necessidade da padronização e adequações à história e realidade vivida, nasceu então o Rito Francês (também chamado de Moderno).

É interessante o que está escrito num livreto que me foi mostrado e que transcrevo a seguir: “A Maçonaria verdadeira de nosso país conserva fielmente o posicionamento primitivo das Colunas “J” no Setentrião e “B” no Meridional, com a localização dos correspondentes Vigilantes, a bateria em duas batidas rápidas e uma lenta, a entrada com o pé direito, da mesma maneira que ensina a maioria das instruções que caracterizam paradoxalmente o nome de Rito dos Modernos, e dos usos e costumes mais velhos e reconhecidos.

“Também, introduz o uso da espada,...”. Durante a história do País a Maçonaria Francesa já teve “altos e baixos”, durante o período conhecido com “Terror”, o GODF praticamente Abateu Colunas e seu apogeu se deu na época do Irmão Napoleão Bonaparte; no Arco do Triunfo estão os nomes de 24 Marechais de Napoleão e desses, 17 eram nossos Irmãos.

Aqui vale destacar o surgimento dos Ritos de Mênphis e de Misraim em território francês, com componentes ritualísticos trazidos pelos Irmãos que acompanharam Napoleão nas expedições ao Egito, inclusive em Paris há a Grand Loge Féminine de Memphis-Misraim.

Uma característica muito interessante é a presença obrigatória em todos os Templos da figura de “Marianne”, um busto de mulher que representa o próprio Templo Maçônico e a República, resgate da Maçonaria Francesa que se politizou e lutou pela instalação da “Segunda República” (1848), onde a maioria dos membros do Governo Provisório eram Maçons, lutaram pela abolição da escravatura e instalação do direito de voto para todos por exemplo. Tirei algumas fotos dela nos Templos visitados.

Em 1895 é instalada a Grande Loja da França que recebe o reconhecimento pela GODF em 1921, após a Guerra, com a Maçonaria Francesa muito enfraquecida houve a tentativa de fusão da GLDF com o GODF, mas em votação Plenária os Irmãos da Grande Loja disseram “não” ao projeto.

Atualmente o Grand Orient de France reconhece várias Potências Maçônicas e tem características muito peculiares: ela só aceita a iniciação de homens, porém deixa a cargo de cada Loja jurisdicionada a permissão de aceitar ou não a visita de membros de Lojas Mistas ou Femininas.

O mandato do Venerável Mestre é de 1 ano; como em toda Potência, há também os 3 poderes, mas há um órgão muito importante que é a Comissão Nacional de Solidariedade.

Hoje nossos Irmãos Franceses não pegam mais em armas por motivos políticos, as Lojas estão mais voltadas para os estudos e a solidariedade.

O GODF possui vários Templos, bem diferentes uns dos outros, tem também um Museu (atualmente fechado para reforma) e uma biblioteca com mais de 20.000 volumes que não é nem a metade do que foi doado à Biblioteca Nacional da França, (eram documentos históricos da fundação até o ano de 1880).

Fica aqui meu mais profundo agradecimento aos Irmãos do GODF pela acolhida, apesar de eu ser membro de uma Potência não reconhecida por eles, não ter agendado a visita, dificuldades lingüísticas, mesmo assim não mediram esforços em serem fraternos.

Fonte: JBNews - Informativo nº 132 - 06/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário