Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 3 de junho de 2020

DESFAZER O SINAL

DESFAZER O SINAL
(republicação)

Em 01/09/2015 o Respeitável Irmão Leniro Almeida, atual Venerável Mestre da Loja João Vieira Chagas, 2.467, GOB-AL, Oriente de União dos Palmares, Estado das Alagoas, apresenta a seguinte questão: leniroalmeida@hotmail.com

Estou com duvidas e gostaria de suas orientações às quais são boas, de ótimos resultados e proveito. Quando os Irmãos na Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em Particular estão à Ordem para fazer uso da palavra, os Vigilantes e o Venerável podem solicitar que fiquem à vontade e discassem da posição gutural. Estou vendo umas discordâncias e gostaria de orientações.

CONSIDERAÇÕES:

A prerrogativa de autorizar algum Irmão a desfazer o Sinal no momento do uso da palavra (falar a vontade) é apenas do Venerável Mestre e nunca dos Vigilantes. 

À bem da verdade, essa prática não deve ser usada de modo prosaico e o Venerável deve avaliar muito bem se a situação é plausível para que alguém desfaça o Sinal.

Uma das regras do verdadeiro REAA é a de que um obreiro ao usar da Palavra a faça sempre à Ordem, salvo se de acordo com o momento ritualístico o ritual determine o contrário.

Assim, essa prática deve ser evitada o máximo possível pelo Venerável, fazendo desse expediente apenas uma situação esporádica e não corriqueira.

An passant, o Obreiro quando compondo o Sinal Penal, pelo desconforto causado fala menos e assim poupa os demais de ficar “aguentando” certos discursos rançosos e intermináveis.

É também de péssima geometria, portanto nem está previsto, o hábito de certos obreiros que ficam solicitando permissão para desfazer o Sinal. Isso fica somente a critério do Venerável se ele assim entender. No mais, em se estando com as mãos desocupadas, em Loja aberta fala-se à Ordem.

T.F.A. 
PEDRO JUK
Secretário de Orientação Ritualística do GOB-PR - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.001 – Florianópolis (SC) sexta-feira, 25 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário