Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 2 de junho de 2020

A HISTÓRIA DA MAÇONARIA NA INGLATERRA

A HISTÓRIA DA MAÇONARIA NA INGLATERRA SEGUNDO WILLIAM PRESTON (PARTE 2)
Traduzido por Luciano R. Rodrigues 

Maçonaria na Inglaterra de 1216 até 1461 

História da Maçonaria na Inglaterra durante o reinado de Henry III, Edward I, Edward II, Edward III, Richard II, Henry IV, Henry V e Henry VI

Na ascensão de Edward I em 1272, o cuidado dos pedreiros foi con!ado a Walter Gi"ard (arcebispo de York), Gibert de Clare (conde de Gloucester) e Ralph (senhor de Mount Hermer, o progenitor da família dos Montagues). Esses arquitetos administraram o acabamento da Westminster Abbey, que havia sido iniciado em 1220, durante a menoridade de Henry III. No reinado de Edward II, a fraternidade foi empregada na construção de Exeter, faculdades Oriel, Oxford, Clare-hall e Cambridge e ainda muitas outras estruturas, sob os auspícios do Walter Stapleton (bispo de Exeter) que tinha sido nomeado Grão-Mestre em 1307. 

A maçonaria #oresceu na Inglaterra durante o reinado de Edward III, que se tornou o patrono da ciência e o incentivador da aprendizagem. Ele aplicou com assiduidade incansável as constituições da Ordem, sendo revistos e melhorados os encargos antigos e acrescentou vários regulamentos úteis para o código original de leis. Ele patrocinou as lojas e designou cinco deputados sob ele para inspecionar os trabalhos da fraternidade: 

1. John de Spoulee, que reconstruiu a capela de St. George em Windsor, onde a Ordem da Jarreteira foi instituída, em 1350; 

2. William de Wykeham, bispo de Winchester, que reconstruiu o castelo de Windsor com 400 maçons em 1357; 

3. Robert Barnham, que terminou o Salão de St. George com 250 Maçons e outras obras no castelo em 1375; 

4. Henry Yevele, (chamado nos registros antigos de Rei dos maçons), que construiu a Charter-house em Londres, Kings Hall em Cambridge, Castelo Queensborough, e reconstruiu a capela de St. Stephen, em Westminster; 

5. Simon Langham, abade de Westminster, que reconstruiu o corpo da catedral na sua forma atual. Neste período, as lojas foram numerosas e as comunicações da fraternidade realizadas sob a proteção do magistrado civil. 

Richard II sucedeu seu avô Edward III em 1377 e William de Wykeham foi nomeado Grão-Mestre. Ele reconstruiu o salão de Westminster na sua forma atual, e empregou a fraternidade na construção de New College, Oxford e Winchester College, os quais ele fundou com seu próprio custo. 

Henry, duque de Lancaster, aproveitando-se da ausência de Richard na Irlanda, conseguiu que o parlamento o depusesse, e Richard acabou assassinado. Tendo substituído seu primo, ele subiu ao trono com o nome de Henry IV, e nomeou Thomas Fitz Allen, conde de Surrey, Grão-Mestre. Após a famosa vitória de Shrewsbury, fundou Battle Abbey e Fotheringay, e neste reinado o Guildhall de Londres foi construído. O rei morreu em 1413 e Henry V sucedeu à coroa. 

Henry VI, um menor, sucedeu ao trono em 1422. O parlamento esforçou-se para perturbar os pedreiros, passando o seguinte ato de proibir seus capítulos e convenções: 

Maçons não confederadas na Capítulos ou Congregações 

“Considerando que, pelas congregações anuais e confederações feitas pelos pedreiros em suas assembleias gerais, o bom andamento e efeito dos estatutos dos trabalhadores ser abertamente violado e quebrado, na subversão da lei, e ao grande dano de todos os bens comuns, nosso soberano Senhor Rei, disposto, neste caso, para fornecer uma solução, por um conselho e consentimento citado, e, a pedido especial dos comuns, ordenou e estabeleceu que esses capítulos e congregações não serão doravante mantidos; e se tal ser feito, os capítulos e congregações serem montados e mantidos, eles serão condenados, serão julgados por criminosos, e que os outros pedreiros, que vêm a esses capítulos ou congregações, serão punido com prisão de seus corpos, e será feito à vontade do rei.” 

Este ato nunca foi posto em vigor nem a fraternidade desmontada. Não obstante a este rigoroso ato, o efeito do preconceito e maldade de um conjunto arbitrário de homens, lojas foram formadas em diferentes partes do reino. 

O Duque de Bedford, naquela época regente do reino, o poder real foi investido em seu irmão Humphrey, duque de Gloucester, que foi denominado protetor e guardião do reino. O cuidado e educação do jovem rei foi con!ada ao seu tio, Henry Beaufort, bispo de Winchester, este com capacidade e experiência, mas de um caráter intrigante e perigoso. Como ele aspirava o único governo de coisas, ele tinha contínuas disputas com o seu sobrinho, e ganhou vantagens frequentes sobre o temperamento veemente e impolítico daquele príncipe. Investido com o poder, ele logo começou a mostrar seu orgulho e arrogância, e queria não seguidores e agentes para aumentar sua influência. 

A animosidade entre o tio e o sobrinho aumentou diariamente, e a autoridade do Parlamento foi obrigada a interpor. No último dia de abril de 1425, o parlamento se reuniu em Westminster. Os servos e seguidores dos colegas próximos para lá, armados com paus e bastões, ocasionado o chamado PARLAMENTO BATT. Várias leis foram feitas, e, entre outras, o ato de abolição da sociedade de pedreiros; pelo menos, para prevenir suas assembleias e congregações. Suas reuniões sendo secretas, atraiu a atenção do prelado aspirante, que determinou que fossem suprimidos. 

A autoridade soberana sendo investido no duque de Gloucester, como protetor do reino, a execução das leis e tudo a que se refere o magistrado civil, centrado nele: uma circunstância feliz para os pedreiros nesta situação difícil. O duque, sabendo que eles eram inocentes das acusações que o bispo de Winchester tinha colocado contra eles, levou-os sob sua proteção e transferiu a acusação de rebelião, sedição e traição deles, para o bispo e seus seguidores, que, a!rmou, serem os primeiros violadores da paz pública, e os promotores mais rigorosos de uma discórdia civil. 

O bispo, sensato que sua conduta não poderia ser justi!cada pelas leis, prevaleceu no reino por intercessão do Parlamento, cujos favores conseguiu com suas riquezas, concedendo cartas de perdão para todos os crimes cometidos por ele. 

Apesar destas precauções do cardeal, o duque de Gloucester elaborou em 1442, novos atos de impeachment contra ele e apresentou pessoalmente ao rei, solicitando que houvesse um julgamento de acordo com seus crimes. O rei remeteu o assunto para seu conselho, na época composto principalmente de eclesiásticos, que estendeu seus favores ao cardeal, e fez um progresso tão lento no negócio, que o duque, cansado com seus atrasos tediosos e evasões fraudulentas, declinou da acusação, e o cardeal escapou. 

Nada poderia agora remover a raiva do cardeal contra o Duque, então ele resolveu destruir um homem cuja popularidade podia tornar-se perigosa e cujo ressentimento ele tinha motivos para temer. O duque sempre provou ser um amigo do público e pela autoridade do seu nascimento, tendo até então impedido de ter o poder absoluto de ser investidos na pessoa do rei. 

Para alcançar seu objetivo, o bispo e seu partido fazem um plano para assassinar o duque. Um parlamento foi convocado para reunir-se em St. Edmondsbury em 1447, onde se esperava que ele iria !car inteiramente à sua mercê. Tendo aparecido no segundo dia da sessão, ele foi acusado de traição e jogados na prisão, onde foi encontrado, no dia seguinte, cruelmente assassinado. Fingiu-se que sua morte foi natural, mas apesar de seu corpo, que foi exposto à vista do público, não ter nenhuma marca de lesão, havia pouca dúvida de que ele tenha caído em um sacrifício para a vingança de seus inimigos. Após esta terrível catástrofe, cinco dos seus servos foram julgados por ajudar ele em suas traições e condenado a ser enforcado, arrastados e esquartejado. Eles foram despidos e marcados com uma faca para serem esquartejados, quando o Marquês de Su"olk produziu seu perdão e salvou suas vidas, o tipo mais bárbaro de misericórdia que se possa imaginar! 

A morte do duque de Gloucester foi lamentada por todo o reino. Ele era um amante de seu país, o amigo dos bons, o protetor dos pedreiros, o patrono do aprendizado e o incentivador de todas as artes úteis. Seu perseguidor inveterado, o bispo hipócrita, cheio de remorso, mal sobreviveu a dois meses, quando, depois de uma longa vida passada na falsidade e política, caiu no esquecimento, e terminou seus dias na miséria. 

Após a morte do cardeal, os pedreiros continuaram a manter suas lojas sem perigo de interrupção. Henry, em 1442, foi iniciado na maçonaria e à partir desse momento não poupou esforços para obter um conhecimento completo da arte. Ele percorreu os encargos antigos, revisou as constituições e com o consentimento de seu conselho, os honrou com sua sanção. 

Encorajados pelo exemplo do soberano, e seduzido pela ambição de se sobressair, muitos senhores e senhores da corte foram iniciadas na maçonaria e perseguiram a arte com diligência e assiduidade. O rei em pessoa presidiu as lojas e nomeou William Wain#eet, bispo de Winchester, Grão-Mestre, que construiu em sua própria despesa, Magdalene College, Oxford, e várias casas. Eton College, perto de Windsor, e Cambridge, foram fundadas neste reinado e terminada sob a direção de Wain#eet. Henry também fundou a faculdade de Christ, em Cambridge e Margarida de Anjou, faculdade da rainha, na mesma universidade. Em suma, durante a vida desse príncipe, as artes #oresceram, e muitos estadistas sagazes, oradores consumados, e escritores admirados, foram apoiados pela condição real. 

Maçonaria no Sul da Inglaterra, de 1471 a 1567 

A maçonaria continuou a #orescer na Inglaterra até que a paz do reino foi interrompido pelas guerras civis entre as duas casas reais de York e Lancaster, durante o qual ela caiu em uma negligência quase total, que continuou até 1471, quando foi novamente revivida sob os auspícios de Richard Beauchamp, bispo de Sarum, que tinha sido nomeado Grão-Mestre por Edward IV e tinha sido homenageado com o título de chanceler da jarreteira (Garter), para reparar o castelo e capela de Windsor. 

Durante os curtos reinados de Eduardo V e Richard III a maçonaria estava em declínio, mas sobre a adesão de Henry VII, em 1485, ela subiu novamente em estima, sob o patrocínio dos mestre e companheiros da ordem de St. John em Rhodes (agora Malta), que reuniu a sua Grande Loja em 1500, e escolheu Henry seu protetor. Sob os auspícios reais, a fraternidade mais uma vez reviveu suas assembleias e a maçonaria retomou o seu esplendor primordial. 

No dia 24 de junho de 1502, a Loja dos Mestres foi formada no palácio, em que o rei presidiu pessoalmente como Grão-Mestre e nomeou John Islip, abade de Westminster, e Sir Reginald Bray, cavaleiros da Ordem da Jarreteira. Eles foram para a extremidade leste da Abadia de Westminster, onde ele lançou a pedra fundamental dessa rica obra-prima da arquitetura gótica, conhecida pelo nome de Henry VII Chapel. Esta capela é apoiada por quatorze contrafortes góticos, todos muito bem ornamentados e projetados a partir do edifício em ângulos diferentes, ele é iluminado por uma dupla gama de janelas. Estes contrafortes estendem-se ao telhado e são feitos para reforçá- la e foram coroados com arcos góticos. A entrada é a partir da extremidade leste da abadia, por um lance de degraus de mármore preto, sob um arco nobre, levando ao corpo da capela. Os portões são de latão. As bancas de cada lado são de carvalho, como são também os lugares, e o pavimento é em mármore preto e branco. O auge deste edifício foi celebrado em 1507. 

Sob a direção de Sir Reginald Bray, o palácio de Richmond foi construído e muitas outras obras imponentes como a faculdade Brazen-nariz, Oxford, e faculdades de São Jon Jesus, Cambridge, foram todos acabados neste reinado. 

Henry VIII sucedeu seu pai em 1509 e nomeou o cardeal Wolsey, Grão-Mestre. Este prelado construíu Hampton Court, Whitehall, Christ Church College, Oxford, e vários outros edifícios nobres, todos os quais, em sua desgraça, foram perdidas em favor da coroa, 1530. Thomas Cromwell, conde de Essex, sucedeu o cardeal no cargo de Grão-Mestre e empregou a fraternidade na construção do palácio de St. James, hospital de Cristo e Castelo de Greenwich. Em 1534, o Rei e o parlamento jogaram fora a !delidade ao papa de Roma e o Rei foi declarado chefe supremo da igreja, nada menos do que 926 casas de devoção foram suprimidas, muitos dos quais foram posteriormente convertidos em mansões para a nobreza e aristocracia. 

Edward VI um menor de idade, subiu ao trono em 1547, e seu guardião e regente, Edward Seymour, duque de Somerset, assumiu a gestão dos pedreiros e construiu a casa Somerset no Strand, que ao ser decapitado, foi perdido para a coroa em 1552. John Poynet, bispo de Winchester, em seguida, tornou-se o patrono da fraternidade e presidiu as lojas até a morte do rei em 1553. 

Os pedreiros permaneceram sem qualquer patrono até o reinado de Elizabeth, quando Sir Thomas Sackville aceitou o cargo de Grão-Mestre. Lojas foram criadas, durante este período, em diferentes partes da Inglaterra, mas o Geral ou Grande Loja reunidos em York, onde a fraternidade foi numerosa e respeitável. 

A seguinte circunstância é um registro de Elizabeth: Ouvindo-se que os pedreiros estavam na posse de segredos que eles não revelam e por estar com ciúmes de todas as assembleias secretas, ela enviou uma força armada para York, com a intenção de acabar com a sua Grande Loja anual. Este projeto, no entanto, felizmente foi frustrado pela interposição de Sir Thomas Sackville que teve o cuidado de iniciar alguns dos principais o!ciais que ela havia enviado a este dever. Juntaram-se os pedreiros e !zeram um relatório tão favorável para a rainha em seu retorno, que revogou as ordens dela e nunca depois tentaram perturbar as reuniões da fraternidade. 

Sir Thomas Sackville ocupou o cargo de Grão- Mestre até 1567, quando renunciou em favor de Francis Russel, conde de Bedford, e Sir Thomas Gresham, um comerciante eminente, distingue- se por suas habilidades e grande sucesso no comércio. Para o primeiro, o cuidado dos irmãos na parte norte do reino foi atribuído, enquanto o último foi nomeado para supervisionar as reuniões no sul, onde a sociedade tinha aumentado consideravelmente, em consequência do relatório honroso que tinha sido feito para a rainha. Não obstante esta nova nomeação de um Grão-Mestre, a Assembléia Geral continuaram a se encontrar na cidade de York, onde todos os registros foram mantidos. 

Fonte: http://www.oprumodehiram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário