Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 12 de junho de 2020

SUBSTITUTO DOS VIGILANTES

SUBSTITUTO DOS VIGILANTES
(republicação)

Em 11.09.2015 o Respeitável Irmão Maurício Acioly, Loja Mensageiros do Bem, GOB, sem declinar o nome do Rito, Oriente de Garanhuns, Estado de Pernambuco, pede a seguinte informação:
labmauricioacioly@hotmail.com

Lendo a revista A Trolha, de agosto de 2.010, vi um artigo seu (página 97) onde é colocado em questão quem substitui aos Vigilantes por ocasião das suas vacâncias.

O Irmão respondeu que os mesmos são substituídos pelos Expertos, porém não especifica qual dos Expertos substitui o 2º Vigilante porque sabemos que o 1º Vigilante substitui ao Venerável em sua ausência, em seguida o 2º Vigilante substitui o 1º Vigilante deixando vaga sua ocupação na Coluna do Sul. 

A pergunta é: qual dos Expertos substitui o 2º Vigilante? Seria o 2º Experto que já se encontra na Coluna do Sul? Ou o 1º Experto que migraria da Coluna do Norte?

CONSIDERAÇÕES:

Antes de tudo é importante mencionar que essas são situações esporádicas, já que numa vacância definitiva de uma das Luzes da Loja é necessário primeiro se consultar e por fim cumprir a legislação da Obediência.

Quanto ao Experto que deve preencher a vaga deixada na Segunda Vigilância é o Segundo Experto. Obviamente que isso acontece em ritos que possuem esse cargo, como é o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Quanto à razão do Segundo Experto ser o substituto é pela objetividade e praticidade dos trabalhos e da sua função já que seria muito mais fácil ele no Sul substituir o Segundo Vigilante do que o Primeiro Experto ter que deixar a Coluna do Norte para assumir uma função no Sul.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.020 – Florianópolis (SC) – quarta-feira, 13 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário