Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de junho de 2020

CADEIRAS QUE LADEIAM O TRONO

CADEIRAS QUE LADEIAM O TRONO
(republicação)

Em 16.09.2015 o Respeitável Irmão Francisco Monteiro de Sales, Loja Dr. Pedro Germano Costa, 2.408, GOB, sem declinar o nome do Rito, Oriente de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, solicita
o seguinte esclarecimento: narfselas@hotmail.com

Acabo de ler um comentário de sua lavra, intitulado "Trono ou Sólio", visto no Blog do Bianchi, datado de 10/10/2011. Preciso de um esclarecimento. Em Sessão Magna Pública, as cadeiras que ladeiam o assento do Venerável Mestre, podem ser ocupadas por profanos? Faço referência no caso de a Sessão ser destinada a uma palestra. O palestrante pode ter assento ao lado do Venerável? É uma dúvida que gostaria do seu esclarecimento.

OPINIÃO

Eu entendo o seguinte: No Oriente de uma Loja Maçônica aberta, seja ela coberta a profanos ou aquela que permita a presença de elementos não maçons, ingressa somente Mestre Maçom.

No caso de um palestrante não maçom ele pode perfeitamente ocupar um cátedra preparada para essa oportunidade no Ocidente do recinto. Aliás, qualquer convidado que não seja iniciado, em sendo do sexo feminino, é costume na Maçonaria, nas ocasiões permitidas, que ele ocupe a Coluna do Sul e o do sexo masculino a Coluna do Norte.

Eu justifico a minha opinião pelo devido respeito que devo e que merecem os nossos Irmãos Aprendizes e Companheiros que, pelo aspecto iniciático, não ingressam no Oriente em Loja Aberta.

Então fica a pergunta: como poderiam ali se posicionar elementos que não são iniciados? 

A situação seria no mínimo contraditória?

Quanto às cadeiras que ladeiam o Trono, o fato não merece de nenhum comentário nesse sentido, já que elas se situam no Oriente. Aliás, essas cadeiras, denominadas “de honra”, somente são ocupadas de acordo com o que está previsto no Rito e na Legislação da Obediência – em nenhum desses casos está prevista para elas ocupação por pessoas não iniciadas, sejam elas autoridades civis, militares ou eclesiásticas.

Trocando em miúdos, Oriente da Loja Maçônica é lugar destinado apenas e tão somente para Mestres Maçons em qualquer circunstância. 

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.025 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 18 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário