Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 6 de junho de 2020

DE PÉ OU SENTADO?

DE PÉ OU SENTADO?
(republicação)

Em 01.09.2015 o Respeitável Irmão Márcio Pelegrini, sem declinar o nome da Loja, REAA, GOB-PR, Oriente de Chopinzinho, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte: marciopelegrini@hotmail.com

Caro Irmão Pedro, tratando do REAA, Grau 1, quando o Venerável Mestre pede para o 1º Vigilante verificar se todos os presentes nas Colunas são Maçons, o manual orienta que o 1º Vigilante diga, após a batida de malhete: Em pé e a Ordem em ambas as Colunas. Diz também que ele faz a verificação de seu lugar... Nesse momento, o 1º Vigilante deve fazer a verificação em pé e a Ordem ou sentado?

CONSIDERAÇÕES:

Deixando a redundância do ritual de lado, já que ninguém fica à Ordem sentado – de pé e à Ordem (sic) – o Vigilante cumprindo a sua segunda obrigação, ainda sentado, ordena que todos fiquem à Ordem em ambas as Colunas. 

Prontamente os ocupantes das Colunas (inclusive o Segundo Vigilante) o obedecem. De imediato assim também se posta o Primeiro Vigilante – desse modo, todos, sem exceção, nas Colunas ficam à Ordem (os Vigilantes deixam os seus malhetes). Compondo o Sinal Gutural, o Primeiro Vigilante então do seu lugar observa e a seguir comunica o Venerável Mestre conforme prescreve o Ritual.

Uma atenção ao procedimento: o Primeiro Vigilante deve ter discernimento necessário para observar um pequeno espaço de tempo entre o seu comando e a execução da sua ordem nas Colunas e por fim, quando ele mesmo se posiciona à Ordem. 

O motivo dessa sequência de curto espaço de tempo é para que de modo lógico, primeiro os demais para ele se identifiquem antes que ele próprio se posicione também à Ordem.

Finalizando, como foi citado na pergunta o Manual, cabe ainda alertar que todos os Manuais de Dinâmica Ritualística estão suspensos desde 2.009 pelo Soberano Grão-Mestre pelo Decreto nº 1.102 datado de 15/05/2009 em seu Artigo 5º conforme transcrito abaixo:

“Decreto 1102, Artigo 5º - Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação revogada todos os Manuais de Dinâmica Ritualística (o grifo é meu) e as disposições em contrário”.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.006 – Florianópolis (SC) - quarta-feira, 30 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário