Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 10 de junho de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

O COMPASSO 1º

1º - O Compasso é um dos instrumentos de trabalho e um dos atributos da Maçonaria. Entrelaçado ao Esquadro, ele é usado como o emblema da Ordem maçônica. 

2º - O uso simbólico do compasso é de grande antigüidade, sendo de certa forma circunscrito à Maçonaria. Na antiga China, sugeria ordem, regularidade e propriedade; as referências são abundantes na literatura medieval, aparecendo no brasão dos Maçons operativos. 

3º - O Compasso é retidão, harmonia e compreensão da Lei e de uma realidade superior. É a moderação dos nossos desejos, a compreensão e o conhecimento da verdade, estabelecendo as perfeitas relações entre as coisas. 

4º - O Compasso descreve círculos que se dirigem aos céus, dos quais descem as influências fecundantes. De fato, o Compasso é um símbolo masculino e representa a Potência geradora ou a Energia criadora da Divindade. 

5º - O Absoluto e o relativo acham-se representados pela ação do Compasso, que, por si mesmo, oferece a figura da dualidade (hastes) e da União (cabeça do Compasso).

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário