Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 3 de junho de 2020

INICIAÇÃO E INICIADO

INICIAÇÃO E INICIADO

Palavra derivada da mesma raiz latina de initia, que significa os primeiros ou fundamentais princípios de uma ciência. A prática da Iniciação ou admissão nos Sagrados Mistérios, ensinados pelos Hierofantes ou Sábios Sacerdotes dos Templos, é uma das mais antigas. Era praticada em todas as antigas religiões locais. Na Europa foi abolida com a queda do último templo pagão. Atualmente existe apenas uma iniciação conhecida do público, que é a Iniciação nos Ritos Maçônicos. A Maçonaria, contudo, já não tem mais segredo a revelar ou encobrir. Nos dias florescentes da Antiguidade, os Mistérios, segundo os maiores filósofos gregos e romano , constituem a mais Sagrada de todas solenidades, bem como a virtude mais benéfica e altamente estimulada. Os Mistérios representavam a passagem da vida mortal para a morte finita e as experiências da alma e do Espírito desencarnado no mundo da subjetividade. Em nossos dias, por já se ter perdido o segredo, o candidato passa por diversas cerimônias que nada significam e é Iniciado na Alegoria Solar de Hiram Abiff, o “Filho da Viúva”. {Ninguém pode alcançar as sublimes regiões, onde moram os Mestres, sem ter passado antes pela estreita porta da Iniciação, a porta que conduz à vida perdurável. Para que os homens se encontrem em condições de cruzar tal porta, é preciso chegar a um grau muito alto de evolução para que deixem de ter o menor interesse por tudo quanto pertença à vida terrena, salvo o poder servir, com toda a abnegação, ao Mestre e ajudar na evolução da humanidade, embora à custa dos maiores sacrifícios pessoais. O processo Iniciático é como um espinhoso sendeiro de quatro etapas ou graus diversos de Iniciação, cada uma dessas Iniciações é acompanhada de uma expansão da consciência, que proporciona o que se chama de “Chave do Conhecimento”, que é também a Chave do Poder, visto que nos reinos da Natureza “Saber é Poder”. (A. Besante, Sabedoria Antiga)

Iniciado (do latim initiatus)

Designa-se com este nome a todo aquele que foi admitido nos mistérios e a quem foram revelados os segredos da Maçonária ou da Ciência do Oculto. Na Antiguidade, eram aqueles que tinham sido Iniciado no Arcano do Conhecimento, ensinados pelos Hierofantes dos Mistérios, e, em nosso tempo, aquele que foram Iniciados pelos Adeptos da Sabedória dos Mistérios, que , apesar do transcurso dos séculos, conta com alguns partidário na Terra.

Fonte:https://www.facebook.com/otemploeomacom

Nenhum comentário:

Postar um comentário