Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2020

INGRESSO DO MESTRE INSTALADO

INGRESSO DO MESTRE INSTALADO
(republicação)

Em 22/09/2015 o Respeitável Irmão Paulo Leonardo Ferri, atual Mestre de Cerimônias da Loja Filhos da Luz, 4.235, Rito Brasileiro, GOB-PR, Oriente de Cascavel, Estado do Paraná, solicita esclarecimento de procedimentos no que segue: paulo_ferri@hotmail.com

Segundo o Ritual de Aprendiz-Maçom do Rito Brasileiro, no Item Ingresso no Tempo (pagina 89) temos duas divisões de entrada: 

“a” Dos Irmãos em Geral 
À hora fixada, o Templo deve estar totalmente iluminado, inclusive o A∴ do Ven M, os AA dos 1 e 2 VVig e as mesas das demais Dignidades; todos devem estar revestidos de suas insígnias e convenientemente trajados. Antes do ingresso informal, ainda no átrio, o M de CCer fará uma exortação à paz e à harmonia dos trabalhos, tendo o cuidado de não ferir convicções religiosas. Então, o Mestr de CCer convocará os IIr a ingressarem no Templo, todos rompendo com qualquer pé, menos o Ven M, o Ex-Ven imediato, os VVig, o Orad, o Secr, o Tes, o Chanc e as autoridades com direito a recepção regulamentar, que devem formar um cortejo. 

Os IIr tendo a frente o Mestr de CCer, ingressam silenciosamente, pela porta, que estará totalmente aberta, os CCobr postados em pé, em suas respectivas posições, espada na vertical, cotovelo direito colado no corpo, braço em esquadria com o antebraço para frente. Ingressando, sem formalidades, rompendo com qualquer pé, cada Ir.´. tomará o respectivo lugar, permanecendo em pé. Parados, assumem o Sinal de Ob Após os Irmãos Aprendizes, Companheiros, Mestres que não ocupam cargos e os Visitantes entrarem no Templo e ocuparem diretamente seus lugares o Mestr de CCer comandará: -"Meus IIr todos voltados para o Or em S de Ob", após os IIr se voltarem para o Or o Mestr de CCer retornará ao Átrio ou S dos PP PP e dará a entrada ao Cortejo das Dignidades. 

“b”- Do Cortejo. 
Após o ingresso dos IIr em geral, o Mestr de CCer retorna a S dos PP PP e organiza a formação do cortejo, assim: à frente, ao lado direito, adiantados a todos, o Mestr de CCer; depois, sempre em fila, dois a dois, o Tes (esq) e o Chanc (dir); o Orad (esq) e o Sec (dir); o 1 Vig (esq) e o 2 Vig (dir). A seguir vêm o Ex-Ven imediado (dir) e Ven M (esq, um pouco atrás do Ex-Ven), encerrando o cortejo. As autoridades maçônicas ingressam com o cortejo, tomando posição indicada pelo Ven M

O cortejo caminha em linha paralela, cada Ir tomando o respectivo lugar em loja sem circular, os VVig, contudo, antecedendo ao Ven M, acompanham até a Grade do Oriente, aguardando a passagem do Ven M O Mestr de CCer acompanha o Ven até o A, antecedendo-o. Após a chegada do Ven a sua posição, os VVig e Mestr de CCer regressam, tomando os respectivos lugares. 

Durante o ingresso dos Irmãos e do cortejo das Dignidades, os IIr cantarão o Hino de Abertura, iniciado sob o comando do Mest de Harm"

Dito isto, vem minha pergunta. Como ingressam os Mestres Instalados? Segundo o Rito Brasileiro. 

A pergunta surgiu, pois na ultima sessão nossa, sexta-feira dia 18/09/2015, no ingresso ao templo, fiz o primeiro cortejo convocando desde Aprendizes até Mestres, incluindo os Mestres Instalados, e, após a sessão, um Mestre Instalado veio me corrigir quanto a entrada dele como Mestre Instalado. Mostrei-o esse trecho, digitado acima, para tentarmos esclarecer essa situação. E o que ele me falou me intrigou mais ainda, o que ele me disse é que Mestre Instalado é Dignidade, e deve ter entrada junto com o segundo cortejo. 

Mas pensando como ele falou, o Ex-Ven imediato também é um Mestre Instalado e está muito claro pelo ritual que é o único que fica para o segundo cortejo, não é? 

Talvez a diferença pode ocorrer pois praticamos o Rito Brasileiro, e esse Mestre Instalado é originário do REAA

O que encontrei na internet em alguns sites, não muito confiáveis, todos diziam que Mestre Instalado não é Cargo, porém alguns diziam que são dignidades, alguns diziam que são autoridades, alguns os dois e outros nenhum dos dois. 

Gostaria, se possível o Ir possa esclarecer essa nossa dúvida e ainda mandar alguma bibliografia para complementar vossa resposta, visto que é um Ir.´. muito dedicado a Ordem e especialista em Ritos.

CONSIDERAÇÕES:


Como já havia eu respondido de imediato, segue-se impreterivelmente o Ritual. Em lugar nenhum no mundo Mestre Instalado é Grau e nem Dignidade da Loja. Aliás, tradicionalmente nem mesmo o Tesoureiro e o Chanceler são Dignidades. 

Infelizmente no GOB de há muito tempo ainda existe esse equívoco, pois confundem cargos eletivos com Dignidades. 

As verdadeiras Dignidades da Loja são em número de cinco - as Luzes da Loja (Venerável e os Vigilantes) acrescidos do Orador e do Secretário. 

Devo esclarecer também que Mestre Instalado nunca foi originário do REAA. No GOB esse título distintivo foi enxertado em 1.968 à época do Grão-Mestre Irmão Moacir Arbex Dinamarco por provável pressão de Irmãos oriundos da Grande Loja em ingresso no GOB. À época o Irmão Nicola Aslan elaborou um ritual de instalação para o GOB.

Instalação, verdadeiramente existe apenas na vertente inglesa de Maçonaria, a despeito de que o REAA é de origem francesa e, na França, Instalação é simplesmente a posse do novo Venerável que, cumprido o seu tempo, será apenas o Ex-Venerável. 

Assim, quando verdadeiramente o Rito Brasileiro foi instalado pela primeira vez, nem mesmo havia esse título honorífico de Mestre Instalado no GOB. É bem verdade que essa prática posteriormente virou consuetudinária na Maçonaria brasileira, e o que é pior é que alguns Ex-Veneráveis (Mestres Instalados) “acham”, ou “pensam” que são possuidores de uma espécie de Grau e ainda “acham” que esse título os faz melhor do que os outros Mestres Maçons – ledo engano. Mestre Instalado não é Grau. Isso pode ser perfeitamente constatado no RGF (desde que atualizado). 

O simbolismo, ou o Francomaçônico Básico é constituído por apenas e tão somente três Graus. 

Desse modo, por deferência ao título honorífico, o Mestre Instalado ocupa lugar no Oriente, abaixo do sólio. No caso do Ritual do Rito Brasileiro me parece bem claro que o único Ex-Venerável que acompanha o Venerável é o imediato (aquele que deixou o cargo para o atual), nenhum outro. Do mesmo modo, o mesmo Ritual não menciona outros Mestres Instalados, muito menos os considera com Dignidades. Portanto – cumpra-se o Ritual. O resto eu diria “vaidades de vaidades, disse o pregador; tudo é vaidade”.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.032 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário