Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 25 de junho de 2020

CADEIRAS AO LADO DO TRONO

CADEIRAS AO LADO DO TRONO
(republicação)

Em 03/10/2015 o Respeitável Irmão Ferranti (não declinou o seu nome completo), Loja Sol da Liberdade, 3.437, GOSP/GOB, REAA, Oriente de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, solicita esclarecimentos para o que segue: 
ferrantineto@gmail.com 

Seu contato foi me passado pelo Irmão Guilherme deste Oriente, tomo a liberdade de contata-lo diretamente. Tenho uma duvida, apesar de ter efetuado varias pesquisas, existem manifestações diversas. Assunto - sobre sentar ao lado do Venerável Mestre - à direita e a esquerda. Quem esta habilitado? Em que situações? Pode me ajudar? Tenho meu entendimento, mas prefiro não externar antes de suas orientações. Por favor, quando oportuno, me retorne dirimindo esta duvida se possível inclusive com a legislação. Caso necessário, estou à disposição para completar o meu pensamento sobre.

CONSIDERAÇÕES:

Eu tenho comigo seguir o que prevê o Ritual em vigência. Embora ao longo desses últimos anos tenham se apresentado Diploma Legal objetivando diversas ocupações dessas cadeiras, até onde eu sei, houve acórdão de inconstitucionalidade do STJM∴ sobre outras ocupações e outros acréscimos desses lugares.

Assim, o Ritual prevê apenas “duas” cadeiras de honra colocadas à direita e à esquerda do lugar ocupado pelo Venerável. A da direita é restrita ao Grão-Mestre Geral ou, na sua ausência, ao Grão-Mestre Geral Adjunto, ressaltando-se que se ambos estiverem ausentes, a cadeira não será ocupada, salvo pelo Delegado do Grão-Mestre Geral nas Lojas jurisdicionadas à sua Delegacia. Na cadeira da esquerda ocupa somente o Grão-Mestre Estadual a que estiver a Loja jurisdicionada ou, na sua ausência, o seu respectivo Grão-Mestre Adjunto e, na ausência de ambos, o Ex-Venerável mais recente da Loja, destacando-se que se nenhum dos três estiver presente, a cadeira permanece vazia (veja a página 15 do respectivo Ritual de Aprendiz em vigência).

No meu modo de entender o ideal mesmo seria que nem o Ex-Venerável ali tomasse assento, já que as duas cadeiras de honra são destinadas aos Grãos-Mestres. Infelizmente essa “revolução das cadeiradas” vem se estendendo de há muito, talvez para alimentar certos “egos” que adoram ter suas figuras destacadas na Loja. 

Ratifico que essa é a minha opinião (Ex-secretário Geral Adjunto para o REAA).

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.048 – Melbourne (Vic.) quarta-feira, 11 de maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário