Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 11 de junho de 2020

SAUDAÇÃO

SAUDAÇÃO
(republicação)

Em 10.09.2015 o Respeitável Irmão André Luiz Rosera, Loja Cavaleiros Templários, 3.968, REAA, GOB-SC, Oriente de Nova Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, solicita informações para as questões seguintes: rosera@formatto.com.br

No encerramento dos trabalhos quando o 1º Diácono recebe a palavra sagrada do Venerável Mestre ele deve fazer a saudação ao aproximar-se do mesmo, e após o recebimento também deve fazer a saudação? Sempre que um Irmão entrar ou sair do Oriente deve ele fazer a saudação ao Venerável Mestre?

CONSIDERAÇÕES:

No primeiro caso que envolve a Transmissão da Palavra, não se trata bem de uma Saudação, entretanto do cumprimento de uma regra do Rito que tradicionalmente prevê que todo o Obreiro em pé e parado deve se posicionar à Ordem. Assim, um Irmão estando à Ordem significa que ele em pé e sem movimento mantém o seu corpo ereto, pés unidos pelos calcanhares formando uma esquadria e daí compõe o Sinal do Grau com a mão, ou mãos se o episódio assim exigir. É o caso do que acontece com o Primeiro Diácono e com o Venerável Mestre na oportunidade mencionada pela vossa pessoa – essa atitude não é Saudação Maçônica.

Nesse sentido, o Diácono ao alcançar o nível do Altar pelo seu lado Norte (ombro direito do Venerável), para e fica à Ordem. O mesmo acontece com o Venerável Mestre que se vira agora para o lado Norte do Altar e fica também à Ordem de frente para o Diácono. É oportuno aqui observar que em se estando à Ordem, as Luzes da Loja deixam os seus respectivos malhetes e também compõe o Sinal na forma de costume.

Transmitida a Palavra, o Primeiro Diácono desfaz o Sinal Penal (também conhecido como Sinal de Ordem) pela aplicação da pena simbólica e se retira para dar continuidade à sua missão enquanto que o Venerável volta a ficar novamente de frente para o Ocidente se mantendo à Ordem.

Como a Saudação Maçônica é sempre feita pelo Sinal Penal, se faz cogente à compreensão de que nem sempre que um Sinal Penal é executado em Loja signifique expressamente que alguém esteja saudando outrem.

Agora no caso do ingresso e retirada do Oriente em Loja aberta, a saudação é feita apenas e tão somente ao Venerável Mestre pelo Sinal Penal do Grau. Na hipótese em que o protagonista esteja com a(s) mão(s) ocupada(s) nessa ocasião, ele fará apenas uma parada breve e formal sem inclinação como o corpo ou maneios com a cabeça.

Aliás, conforme apregoa o Ritual em vigência, as saudações em Loja são feitas somente ao Venerável Mestre no caso aludido no parágrafo imediatamente anterior e às Luzes da Loja por ocasião do ingresso formal (imediatamente após a Marcha do Grau) – ver página 42 do Ritual mencionado, último parágrafo, do item 1.8 da Circulação em Loja e Saudação.

Finalizando, o advérbio somente mencionado no Ritual à sua página 42 é o mesmo que unicamente, exclusivamente. Assim, se bem interpretadas às inscrições ritualísticas, ver-se-á que a composição do Sinal, que se apresenta em inúmeras situações durante os trabalhos da Loja, nem sempre significa exclusivamente uma Saudação Maçônica, já que as únicas Saudações previstas em Loja são aquelas restritas ao Venerável e aos Vigilantes por ocasião dos fatos aqui comentados.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.018 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 11 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário