Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 30 de junho de 2020

TRANSMISSÃO DA PALAVRA NA ABERTURA E NO ENCERRAMENTO

Em 21/02/2020 o Respeitável Irmão Marcos Marinho Monteiro, Loja Acácia do Agreste, 4.464, REAA, GOPE-GOB, Oriente de Tupanatinga, Estado de Pernambuco, solicita esclarecimentos para o que segue:

TRANSMISSÃO DA PALAVRA NA ABERTURA E ENCERRAMENTO.

São duas questões (dúvidas) relacionadas com o que diz no Ritual e o que é praticado em algumas Lojas. Me permita simplificar a máximo a minhas dúvidas.

1. A prática ao receber ou transmitir a Palavra Sagrada em algumas Lojas tem o costume de dar aquele famoso abraço entre os interlocutores. Essa prática procede?

2. Na abertura ou fechamento dos trabalhos, logo após ser transmitida ou recebida a Palavra Sagrada, as Luzes voltam a ficar a Ordem, Dúvida: qual é o momento exato para que as Luzes desfaçam o sinal de Ordem?
a) Imediatamente após transmitir ou receber a Palavra Sagrada dos Diáconos?
b) Simultaneamente Após o 2º Vigilante bater o malhete e afirmar que está J∴ e P∴ na Coluna do Sul?
c) Simultaneamente Após o 1º Vigilante bater o malhete e afirmar que está J∴ e P∴ em ambas as CCol∴?
d) Simultaneamente Após o Venerável Mestre desfazer e dá prosseguimento com abertura ou fechamento dos Trabalhos?
e) Nenhuma alternativa?

CONSIDERAÇÕES:

No REAA a transmissão da Palavra Sagrada como ato litúrgico, tanto na abertura como no encerramento, deve seguir algumas regras. Porém, antes de qualquer comentário a respeito, é bom que se diga que essa transmissão não deve ser tomada como ato de telhamento, até porque essas passagens litúrgicas se dão entre Mestres Maçons (Art. 229 do RGF - cargos são privativos de Mestres Maçons) e tem a finalidade de rememorar uma antiga prática que era exercida nos canteiros da Idade Média onde trabalhavam os nossos ancestrais.

Já comentei bastante sobre o porquê dessa transmissão, onde especulativamente são revividas práticas operativas do passado. Num breve relato, a respeito, destaco que na Maçonaria Operativa quando iniciava seus trabalhos nas velhas construções, por primeiro (procedimentos de abertura) eram erguidos os cantos da obra. Eram aprumados e nivelados para que a elevação das paredes viesse sair a contento - conforme as exigências da Arte, isto é, justos e perfeitos.

Ao final da etapa, antes do encerramento da jornada, o serviço era então examinado e do mesmo modo conferido com o nível e com o prumo. Se estivesse tudo a contento, ou seja, justo e perfeito, os operários eram então despedidos e merecidamente pagos pelo serviço prestado. Essa é uma das razões pela qual os Vigilantes especulativos têm até hoje como joia distintiva o Nível e o Prumo, respectivamente. 

Como na Maçonaria Especulativa os trabalhos são apenas simbólicos, no lugar das aprumadas e nivelamentos dos cantos e paredes, atualmente isso foi substituído pela transmissão de uma palavra. Se ela estiver correta na sua comunicação, subentende-se de imediato que tudo está justo e perfeito (simbolicamente nivelado e aprumado). Com isso, os trabalhos especulativos podem ser abertos ou encerrados. Superficialmente é esse o significado da transmissão da Palavra Sagrada que ocorre nessas ocasiões. Mais informações a respeito podem ser encontradas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

No tocante ao item 01 da sua questão, não existe nenhum abraço ou coisas do gênero entre os interlocutores durante a transmissão da palavra – vide explicações detalhadas a respeito no Sistema de Orientação Ritualística do GOB em http://ritualistica.gob.org.br

Concernente ao item 02 da sua questão, explicações minudenciadas também se encontram no Sistema de Orientação Ritualística, cabendo, entretanto, o seguinte comentário: 

a) Abertura – no ato transmissão da palavra ninguém fica à Ordem porque a Loja ainda está em processo de abertura e não propriamente aberta. Lembro que salvo quando da verificação pelo(s) Vigilante(s) para que se saiba se todos os presentes são maçons, os sinais somente poder ser feitos se a Loja estiver formalmente declarada aberta. Assim, conforme o Ritual, durante a transmissão da palavra para a abertura dos trabalhos ninguém fica à Ordem no REAA.

b) Encerramento – quando ocorre a da transmissão da palavra para o encerramento, observe-se que a Loja ainda está aberta, portanto, os protagonistas da transmissão, quando em pé e parados frente a frente um do outro, ficam à Ordem. Estar à Ordem significa manter o corpo ereto, pp∴ em esq∴ compondo o Sin∴ do Grau. Vide explicações detalhadas no Sistema de Orientação Ritualística do GOB – http://ritualistica.gob.org.br

Concluindo, remeto o Irmão a consultar o site do GOB RITUALÍSTICA onde, reitero, as explicações se encontram bem detalhadas. Lembro que o Sistema de Orientação Ritualística está amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral e deve ser aplicado desde a sua publicação (Boletim Oficial do GOB nº 31 de outubro de 2019) sobre os rituais. Para acesso à plataforma o Irmão deverá ter às mãos o seu GOB-CARD, CIM e saber informar a Palavra Semestral.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário