Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2020

LOJA DE MESA

LOJA DE MESA
(republicação)

Loja de mesa Em 01/09/2015 o Irmão Luiz Felipe Russo Schmidt, Loja Joaquim Gonçalves Ledo, 3.079, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, pede o esclarecimento seguinte: luizfelipe@bettischmidt.com.br

Entro em contato para sanar uma dúvida. Preparando o trabalho para o ERAC (tema: Sessões em Loja), deparei-me com o seguinte questionamento (o qual não tenho conseguido encontrar resposta): o Ritual para o Banquete Ritualístico seria o mesmo para todos os Ritos? Agradecendo, desde já, pela atenção; despeço-me.

CONSIDERAÇÕES:

Eu prefiro usar o termo Loja de Mesa, já que na oportunidade, abre-se uma Loja onde nela se reúnem os convivas. 

Com a profusão dos ritos maçônicos, sobretudo a partir do século XVIII, esses adquiriram suas próprias características, tanto sob o ponto de vista cultural e doutrinário, bem como com os seus usos e costumes oriundos das regiões terrenas de onde são procedentes os seus rituais. 

Assim, embora de espinha dorsal muito parecida, as Lojas de Mesa, conforme os Ritos e Trabalhos viriam assumir também as características próprias dos diversos ritos maçônicos. No geral, embora às vezes de modo sutil, existem sim diferenças. 

Outro aspecto que também altera essa pragmática ritualística é sem dúvida a imensa profusão de rituais e mais rituais editados ao longo dos tempos. 

Destes viriam aparecer ainda muitos enxertados e, quando não, inventados ao gosto de muitos autores ou mesmo de Obediências que de quando em quando editam “rituais especiais” que mais parecem uma colcha de retalhos além de um repositório de invencionices.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.004 – Florianópolis (SC) - segunda-feira, 28 de março de 2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário