Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 3 de junho de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

CINZEL

1º - É a ferramenta especificamente reservada ao Aprendiz e simboliza as vantagens da educação. 

2º - Movido pelo Maço, sem o qual seu emprego seria nulo, o Cinzel tem por missão fazer desaparecer as asperidades, isto é, os erros e os preconceitos. 

3º - Ao ser aplicado sobre a Pedra Bruta, o Cinzel é seguro com a mão esquerda, lado passivo, que corresponde à receptividade intelectual e ao discernimento especulativo. 

4º - O simbolismo do Cinzel é muito extenso. Simboliza a inteligência, porque, com ele, o artista lavra o mármore e faz prodígios na pedra tosca. É o símbolo do progresso humano, da Razão, sendo também, como o Malho, o da Arquitetura, da Escultura e das Belas Artes. 

5º - Em Maçonaria, o cinzel é também o emblema do senso crítico, do discernimento na investigação e deve, sob os golpes do Malho, afastar o supérfluo, corrigir os erros e dar uma forma ao informe.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário