Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 13 de junho de 2020

SUBSTITUTO DO VENERÁVEL

SUBSTITUTO DO VENERÁVEL
(republicação)

Em 02/10/2015 o Respeitável Irmão Emilson Alano e Carvalho, Loja Energia e Luz, 3.130, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, solicita esclarecimentos para o seguinte: Emilson.Carvalho@unisul.br

Várias vezes eu já me recorri as tuas orientações e, faço novamente ficando grato se puder me orientar. Irmão, minha Loja funciona o REAA, pergunto-lhe: na hipótese do Venerável Mestre eleito, empossado e instalado não puder comparecer a uma determinada sessão ordinária: 1) Quem deve assumir o cargo na sessão? 2) Que paramentos deverá utilizar? 3) Por exemplo, se a resposta “1” for o 1º Vigilante usará o colar e punho de VM? 4) Tens alguma outra orientação sobre o tema?

CONSIDERAÇÕES:

1. Em sendo uma Sessão Ordinária, assume precariamente o cargo o Primeiro Vigilante (seja ele Mestre Instalado ou não), todavia se a necessidade ocorrer por ocasião de uma Sessão Magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação, segundo a legislação do GOB, assume um Ex-Venerável, preferencialmente o mais recente. O motivo para tal se prende ao fato de que na consagração (sagração) o uso restrito da Espada Flamejante é restrito do Mestre Instalado. 

2. Se for o caso do Primeiro Vigilante ele usa os seus próprios paramentos. Em sendo um Mestre Instalado ele pode usar também os punhos e a joia distintiva do Venerável Mestre. 

3. A resposta anterior já responde essa questão. 

4. A despeito de que tradicionalmente o substituto imediato do Venerável Mestre sempre foi o Primeiro Vigilante. Outras orientações a respeito são as prescritas nas respostas nº 1 e nº 2. No caso do GOB, em se tratando da substituição do Venerável, veja as atribuições dos Vigilantes e do Mestre Instalado no Regulamento Geral da Federação, desde que o mesmo esteja o atualizado.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.022 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 15 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário