Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de junho de 2020

IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO

IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO
Alessandro Krohling

Segundo Carl Jung, o símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diária, embora possua conotações especiais além do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga, desconhecida ou oculta para alguém que esteja “vendo por fora”, como um não iniciado.

Tomemos como exemplo o caso de um indiano que, após uma visita à Inglaterra, contou na volta aos seus amigos que os britânicos adoravam animais, isto porque vira inúmeros leões, águias e bois nas velhas igrejas. Não estava informado (tal como muitos cristãos) que estes animais são símbolos dos evangelistas, símbolos provenientes de uma visão de Ezequiel que, por sua vez, tem analogia com Hórus, o deus egípcio do Sol e seus quatro filhos.

Para entender o simbolismo, tomamos aqui como exemplo o Grau de Aprendiz, o maçom tem que estar preparado psicologicamente para poder entender o que o simbolismo representa, ou seja, o sentido simbólico do Grau. Grandes autores já afirmaram que nenhum outro grau é mais importante que o de Aprendiz. É a partir da simbologia que o maçom compreende o verdadeiro sentido da Arte Real. Se pensarmos na Maçonaria como uma escola filosófica, ela se utiliza dos símbolos para aumentar a cultura do “aluno”, contribuindo para sua evolução. O simbolismo desempenha para a educação do maçom um papel a que a forma profana não pode corresponder. Esse método satisfaz à necessidade funcional do espírito, mobília as outras faculdades e opera de maneira diferente das que são empregadas no ensino convencional.

Todo conhecimento do homem está associado aos elementos externos que ele vê. Na antiguidade, para ocultar seus segredos e mistérios aos olhos profanos, os egípcios, caldeus, persas, indianos e outros tantos místicos, ministravam seus pensamentos por meio de símbolos, parábola e alegorias. A maçonaria encerra seus ensinamentos e filosofia também em símbolos e alegorias, pelos quais mantém oculta as verdades de que é Guardiã.

Os símbolos maçônicos são em geral uma mistura de símbolos naturais e artificiais, comunicados nas iniciações de cada grau e cujo entendimento depende do estudo e meditação de cada um. É através do simbolismo que a Maçonaria preserva e transmite seu antigo e tradicional conhecimento. É com justas razões que nossa Ordem o mantém através dos tempos e dos povos.

Fonte: https://luizsergiocastro.files.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário