Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2020

PRONÚNCIA DA ACLAMAÇÃO. HUZZÉ OU HUZZÊ?

Um Respeitável Irmão da Loja Independência de Nova Friburgo, 2452, REAA, GOB-RJ, Oriente de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, através do News GOB Net, solicita esclarecimentos para o que segue:

HUZZÉ OU HUZZÊ?

Realizo essa consulta com a finalidade de esclarecer pertinente dúvida oriunda da interpretação divergente de nosso Ritual. Praticamos o REAA. Contudo, alguns irmãos da Loja defendem que a Aclamação do Rito é HUZZÊ, com o acento circunflexo no e, conferindo uma tonicidade fechada à palavra. Porém, outros entendem que a pronúncia correta é HUZZÉ, com acento agudo no e, conferindo tonicidade aberta à palavra. Em pesquisas pela internet, encontramos teses que defendem ambas as interpretações. Em razão disto, conclamamos ao Eminente Irmão Secretário de Ritualística que nos esclareça qual a forma CORRETA de pronunciarmos a aclamação do REAA.

CONSIDERAÇÕES:

A pronúncia dessa aclamação é Huzzé, ou seja, com acento agudo na letra "e" que lhe confere tonicidade aberta.


Para ilustrar essas considerações, seguem alguns apontamentos com o objetivo de esclarecer e enriquecer um pouco mais o estudo sobre essa aclamação utilizada na liturgia do REAA.

A aclamação Huzzé (com acento agudo), utilizada pela Maçonaria, destaca a influência da cultura árabe e, por extensão, a sabedoria e a arte sarracena. Por ser de constituição eclética, a paulatina construção doutrinária da Sublime Instituição também não deixaria de utilizar inúmeros elementos dessa cultura – é comum se ouvir nas preleções maçônicas que a Sabedoria vem do Oriente e que, de modo emblemático, teriam sido os fenícios os operários construtores do lendário Templo de Jerusalém.
A inegável influência árabe, de tantas outras reminiscências, sobejamente tem tido o desiderato de enriquecer as doutrinas de muitos ritos maçônicos. É o caso, por exemplo, da aclamação Huzzé no REAA. 

Não há, porém, como esquecer nessa abordagem, também da cultura hebraica, já que é inegável que em muitos aspectos a língua árabe original possui muita semelhança com a hebraica, o que tem feito, inclusive, com que alguns autores inadvertidamente acabem atribuindo raízes etimológicas contraditórias dando vazão à conceitos muitas vezes falsos e temerários.

Dados esses comentários iniciais, seguem então outras anotações que abordam a relação entre as palavras Huzzé e a Acácia.

Huzzé e a Acácia - por existir uma relação entre essas duas palavras na construção de uma alegoria solsticial muito antiga, alguns tratadistas se utilizando a lei do menor esforço, equivocadamente traduziram a saudação Huzzé! como fosse ela literalmente a espécie vegetal Acácia. 

Sem significar Huzzé, o espécime vegetal "acácia", conforme ensina Theobaldo Varolli Filho, é “shittah” em hebraico. De plural “shittin”, o termo aparece relacionado em vários textos Bíblicos – vide a madeira utilizada na construção da Arca da Aliança e os seus varais. Nesse caso, Huzzé não deriva de nenhuma palavra hebraica

Segundo bons tratadistas desse gênero vegetal, a verdadeira acácia é a espécime denominada acácia do nilo (akakia aegipti), ou “vera acácia. Sendo uma árvore leguminosa, é dela que se produz a goma arábica e o tanino[1].

Como um vegetal símbolo utilizado na liturgia da Moderna Maçonaria, ela tem sido dona de um importante conjunto emblemático pertinente ao Terceiro Grau. Nesse sentido, vale a pena mencionar que a legítima acácia é a oriunda do nordeste da África e não se desenvolve no território brasileiro. A que por aqui ocorre é a espécie “acácia negra” de origem australiana. No Brasil ela é encontrada nas regiões tropicais e se dá muito bem na região sul brasileira. Desse modo, seus ramos são aproveitáveis na liturgia maçônica brasileira e substituem o espécime original.

A acácia original (akakia aegipti), é uma árvore resistente que traz nos seus galhos certa quantidade de espinhos. Durante sua florada produz flores esféricas de matiz ligeiramente amarelado. Produz uma madeira de longa durabilidade por não se sujeitar às pragas. Graças a essas qualidades é que ela possui a fama de “eternidade”.

Assim, a madeira da acácia (akakia aegipti) acabou ganhando múltiplas interpretações peculiares à sua durabilidade. No caso da Maçonaria simbólica a sua incorruptibilidade lhe rendeu a divisa de ser um emblema da imortalidade.

Outra característica que lhe rendeu importante representatividade emblemática é a sua flor aveludada, ou radiada e de forma esferoide. Pelo formato irradiado a flor da acácia lembra o Sol, sendo, inclusive, utilizada desde as mais antigas civilizações como um elemento para saudar o astro rei no solstício de inverno. Essa particularidade, em última análise, a fez possuir estreita ligação com a aclamação árabe Huzzé!

Assim, desde os cultos solares da antiguidade já se utilizava a acácia para comemorar a volta do Sol; No Antigo Egito e em certas regiões árabes, por exemplo, a acácia era considerada uma planta sagrada. Era comum que em determinadas tribos, a exemplo da dos Drusos, se saudasse a volta do Sol no solstício de inverno agitando um ramo florido de acácia seguida da aclamação “Huzzah!” (Viva!) ou, conforme os dialetos locais, “Uezzah!”.

Se faz oportuno mencionar que a referência solsticial é a de inverno ao norte, sobretudo por ser o hemisfério mais comum às regiões onde floresceram a maioria das antigas civilizações. O solstício de inverno na meia-esfera norte ocorre quando o Sol atinge o ponto máximo da sua inclinação ao sul (21 de dezembro). Após ter atingido a maior declinação na sua eclíptica, aparentemente o Sol parece iniciar o seu retorno do sul para o norte – esse ponto solsticial é também conhecido como porta solsticial. Cabe destacar que a máxima inclinação do Sol projeta sobre cada um dos hemisférios terrestres os trópicos de Câncer ao norte e Capricórnio ao sul. A título de ilustração as Colunas B e J demarcam, no REAA, a passagem desses trópicos no Templo. 

Retomando os comentos sobre o solstício ao norte, no misticismo árabe, era nessa oportunidade que ramos floridos da acácia eram agitados para se dar vivas (Huzzah!) ao Sol que aparentemente iniciava a partir dali o seu retorno ao norte, trazendo consigo luz e calor (conforto). As agruras do inverno estavam com seus dias contados. Vale registrar que após a implantação do Islã essa prática de saudar a volta do Sol seria proibida por Maomé.

Em que pese alguns autores defenderem Huzzé (Viva) como palavra de origem escocesa, alegando que essa é uma aclamação utilizada pelo Rito Escocês Antigo e Aceito, numa análise mais acurada essa tese não se sustenta, pois esse Rito, embora traga de fato na sua liturgia essa aclamação que fora herdada no século XIX das Lojas Mães Escocesas em França (Marselha, Avinhão e Paris), ele, como REAA, não é originário da Escócia, porém da França. Destaque-se que o rito é mais conhecido na Europa como Rito Antigo e Aceito e não como Rito Escocês Antigo e Aceito. O nome “escocês” a ele dado nada tem a ver com a sua nacionalidade – vide a história dos primórdios do escocesismo na França – séculos XVIII e XIX.

Reitera-se então assim, que a aclamação Huzzé não é a simples tradução de acácia, bem como também não é parte de nenhum um dialeto escocês como querem afirmar alguns tratadistas. De fato, a aclamação é pertinente ao REAA desde a consolidação dos seus rituais no século XIX, mas isso não lhe garante nenhuma autenticidade, digamos... Huzzé como produto escocês.

A origem mais provável da aclamação Huzzé (Viva) é a de que a mesma seja uma corruptela de pronuncia na língua inglesa, haurida dos tempos em que grande parte das regiões árabes permaneceram sob domínio britânico. Nesse sentido, estima-se que tal como a aclamação ip hurrah! que significa “viva!”, ou “salve!”, Huzzé seja também uma corrupção linguística de "viva!" propiciada pelos ingleses através da palavra árabe Huzzah, ou Uezzah.

Contudo, desafortunadamente ainda alguns autores desatentos e se utilizando da lei do menor esforço acabaram confundindo a locução árabe Huzzé, que significa em linhas gerais a aclamação "viva!" - então feita ao Sol com um ramo florido de “acácia” - com o próprio espécime vegetal. 

Dessa falsa interpretação resultou no equívoco de que o gênero vegetal "acácia" seja "huzzé" no idioma árabe, o que não é verdade, pois acácia é o espécime vegetal que produz o ramo florido que é utilizado para dar vivas à volta aparente do Sol. Em síntese, a acácia fornecia o adereço que era agitado pelos os homens enquanto bradavam ao Sol... Huzzé! - o mesmo que Viva! Salve!

Por outro lado, muitos maçons ainda precisam compreender que a antiga prática de saudação ao Sol, oriunda dos cultos solares da antiguidade, foi inserida na liturgia maçônica como uma alegoria moral e nunca como elemento de adoração para proselitismos de crenças particulares. Destaque-se que o misticismo envolvendo a saudação à volta do Sol é um costume muito antigo entre as civilizações. Veja como exemplo a expressão latina "natalis invicti solis" (o nascimento do sol invicto). Os períodos solsticiais, tão marcantes dos ciclos da Natureza, foram também para os “cortadores da pedra” no passado medieval importantes marcos para o desenvolvimento dos ciclos do ofício operativo durante as construções. Com isso, a Moderna Maçonaria preserva no seu simbolismo essa alegoria solsticial, muito particularmente o REAA, contudo isso jamais teve o desiderato de dar suporte a credos e nem mesmo alicerçar proselitismos religiosos. Huzzé, relacionado aos solstícios é em Maçonaria uma saudação à Luz (Sabedoria) e nada mais.

Cabe reiterar que a liturgia maçônica adota várias manifestações do pensamento humano na intenção de construir sua doutrina destinada ao aprimoramento humano. No caso específico da liturgia do REAA, de conotação em grande parte deísta, pode-se dizer que nas suas práticas ritualísticas estão presentes alegoricamente, dentre outros, a evolução anual da Natureza – vide a decoração do Templo e a sua relação como movimento aparente (anual e diário) do Sol. É sob essa óptica que nele existe, nas liturgias do 1º e do 2º grau, a aclamação Huzzé relacionada exclusivamente à alegoria iniciática da Luz.

Nessa exposição figurada, Huzzé (saudação à Luz), no contexto litúrgico do movimento aparente diário do Sol (o da circulação em Loja), aparece como elemento ritualístico em dois momentos nos rituais dos graus de Aprendiz e de Companheiro. 

A primeira saudação ao Sol (Huzzé) ocorre durante a abertura dos trabalhos e se refere ao período em que o canteiro (Loja) fica exposto à plena iluminação. Momento de alto significado simbólico, a passagem do Sol pelo meridiano do Meio-Dia ocasiona um tempo de extrema igualdade. Figuradamente, o Sol no zênite reduz as sombras. Esotericamente nessa oportunidade ninguém faz sombra a ninguém. Momento de iluminação plena, o Meio-Dia propícia o início dos trabalhos. Se refere também à juventude.

A segunda saudação ao Sol, embora pareça contraditória já que figuradamente o astro rei está no seu ocaso, a mesma se dá ao final dos trabalhos, ou à Meia-Noite. Explica-se essa passagem litúrgica como sendo um meio de lembrar aos operários que mesmo a Luz estando no seu ocaso, é certo que outro dia irá raiar (esperança). Esotericamente essa passagem ensina que mesmo quando mais escura é a madrugada, mais próximo está o raiar de um novo dia. Meia-Noite é o emblema do fim da jornada, ou o fenecimento de um ciclo. O corpo é então devolvido à mãe Natureza e a régua da vida medirá se a obra produziu bons brutos para que se eternizem na mente dos pósteros. Huzzé, aclamação ao final da jornada denota que a Luz é imortal – um dia sempre surgirá atrás do outro.

Concluindo, Huzzé (com o "é" pronunciado abertamente) é uma antiga aclamação árabe que significa “viva!” ou "salve!". Em Maçonaria, como aclamação à Luz, Huzzé nada tem a ver com atos supersticiosos e crenças acercadas de vibrações ocultas, gritos, chacras, egrégoras, etc. A aclamação ao Sol, retirada dos cultos solares da antiguidade e adaptada para saudar a Luz no movimento diário do Sol, é simplesmente um meio típico de instigar no maçom o respeito à Sabedoria e ao Esclarecimento. O simbolismo maçônico não trata de adorações, mas busca nos métodos velados por alegorias e ilustrado por símbolos perscrutar a Verdade e não distorcer a razão.

[1] Substância amorfa, adstringente, extraída principalmente da noz-de-galha e que se encontra na casca de numerosas árvores e arbustos. Classe de substâncias adstringentes encontradas em certos vegetais, que dão coloração azul com sais de ferro, usadas no curtimento de couros e também como mordentes

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário