Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

IRMÃO E MANO

IRMÃO E MANO
(republicação)

Irmão e mano Em 29/01/16 o Respeitável Irmão Luiz Felipe, Loja João Vilaça, 77, REAA, GLESP, Oriente de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão. luisfelipe@thermocom.com.br

Sempre critiquei a voz substituta de Irmão pra Mano dentro da filosofia Maçônica; a palavra mano soa pejorativamente. Mas enfim esta certo trocar Irmão pela gíria mano?

CONSIDERAÇÕES:

Segundo dicionário eletrônico Aurélio da língua portuguesa, Irmão – substantivo masculino; do latim germanu, dentre outros, menciona aquele que é membro de confraria ou de irmandade; é o correligionário, confrade, camarada. Designa também aquele que é um membro da Maçonaria.

Ainda no mesmo dicionário, o substantivo masculino Mano (hipocorística* de irmão), é o irmão, amigo, camarada, etc. Como adjetivo, menciona aquele que é muito amigo; íntimo; inseparável; unido.

Nesse sentido o vocábulo de tratamento “Mano” me pare estar muito longe de soar ou ser tratado como uma gíria, muito menos de qualidade pejorativa.

Em se tratando do equilíbrio e do bom-senso dos fatos, obviamente que em termos maçônicos o vocábulo “Mano”, é tido como um tratamento coloquial relativo ao carinhoso, ao íntimo, etc. não devendo, portanto ser usado de modo formal em documentos, redação de Leis, atas, correspondências oficiais, dialética de rituais, instruções, peças de arquitetura e tratamento em Loja quando do uso da palavra – para esses casos a formalidade exige o uso do termo “Irmão”.

Agora, como forma de tratamento cotidiano que não envolva manifestações em Loja aberta, eu sinceramente não vejo nada contrário que deponha ou possa ferir a filosofia maçônica.

É sempre bom lembrar que vivemos em uma Instituição a serviço da razão e da humildade, porém sem perder a delicadeza e a suavidade, mesmo quando a situação exigir a beleza geométrica da formalidade.

Concluindo, penso que o uso dos tratamentos de “Irmão ou Mano” na Maçonaria são ideários da família que a compõe, restringindo-se o uso de um ou de outro apenas conforme o momento da sua aplicação.

(*)Hipocorístico - do grego hipokoristikón (diminutivo) mencionado na definição “hipocorística de irmão” é dito como vocábulo relativo à familiar, carinhoso.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.146 – Florianópolis (SC) – quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário