Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

QUESTÕES SOBRE O TERCEIRO GRAU

Em 09.03.2020 o Respeitável Irmão Luiz Antonio Marques, Loja Cadeia de União, 3.057, REAA, Oriente de Casa Branca, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

QUESTÕES DO 3º GRAU

Por gentileza poderia tirar algumas dúvidas relacionadas as perguntas:

1- Como é chamada a Loja de Mestre e qual o seu significado?
2- Qual o significado simbólico do S∴ de M∴?
3- O que significa o c∴ de H∴ A∴ sep∴?

Desde já agradeço pela atenção.

CONSIDERAÇÕES:

Uma Loja aberta no 3º Grau é chamada de C∴ do M∴. Isso se dá porque algumas instruções mencionam a lenda de que os MM∴ MM∴, quando da construção do T∴ de J∴, ali recebiam os seus salários. Lendariamente é mencionado que à C∴ do M∴se subia por uma E∴ em C∴ (sinuosidade/dificuldade) até onde havia um pórtico que dava passagem para o lugar onde se encontrava a A∴ da V∴. É por essa razão que a senha de reconhecimento do M∴ M∴ é pronunciada como A A∴ M∴ É C∴.

Essa síntese compreende lições profundas de ética, moral e sociabilidade, aspectos esses que o M∴ M∴ deve perscrutar e meditar com constância, fervor e zelo.

Se faz oportuno mencionar que a C∴ do M∴ é um lugar abstrato. Não a confundir com o espaço central do Oc∴ onde se executam as circulações e perambulações pela Loja durante os trabalhos. Imaginar que a C∴ do M∴ corresponde o centro do recinto de trabalho é ideia arcaica e inconsistente, portanto, equivocada.

Se a referência for ao Sin∴ de Ord∴ do 3º Grau, o mesmo se relaciona com a pen∴ simb∴ mencionada pelo cand∴ durante a tomada de obrigação na cerimônia Exaltação. Figuradamente esse Sin∴ se desenvolveu no contexto narrativo da L∴ de H∴, quando um dos três mm∴ CComp∴, arrependido, evoca para si a aplicação desse castigo. Além do seu profundo significado esotérico, esse sin∴ pen∴, também conhecido como v∴, exprime a ideia de universalidade desse Grau, sobretudo quando menciona a divisão dos dois hemisférios.

Dentre outros, alegoricamente representa o período em que a Terra fica v∴ do Sol. Desse modo, H∴ morto e sepultado simula o fenecimento do Sol perante o inverno. Destaque-se que a L∴ de H∴ é decalcada nos cultos solares da antiguidade. A morte e o renascimento da Natureza é uma alegoria solar comum às passagens iniciáticas de várias civilizações. Desse modo, na L∴ do 3º Grau H∴ simboliza o Sol que morre “golpeado” pelo inverno (dias curtos e noites longas) para reviver (ressurreição) na primavera – alusão astronômica ao hemisfério norte do nosso Planeta. Basicamente é o ápice da grande iniciação, cuja qual somente será alcançada na Exaltação (plenitude maçônica). 

É bom que se diga que muitos ritos maçônicos, a exemplo do REAA, adotam a alegoria da renovação anual da Natureza para compor a sua senda iniciática.

Não obstante a citação dos cultos solares da antiguidade, compreenda-se que isso não afirma a presença da Maçonaria naqueles tempos de antanho. Destaque-se que o 3º Grau maçônico somente apareceria em 1.725 na Inglaterra quanto então passaria a compor os três graus universais, sendo o nec plus ultra (nada mais além) do simbolismo da Moderna Maçonaria. A L∴ de H∴ fora então criada e adaptada para compor o relicário iniciático do grau de M∴ M∴.

Esses são os comentários básicos e superficiais que envolvem as questões aqui apresentadas, obviamente que respostas e conteúdo mais aprofundados não são recomendáveis nesse arrazoado. A observação e a meditação sobre esse contento iniciático deve ser criterioso e silente, lembrando que durante a construção do T∴ de J∴, figuradamente não se ouvia nenhum ruído proveniente das ferramentas aplicadas naquela Obra.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário