Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

REAA - USO DO COLAR E DA FAIXA DO MESTRE MAÇOM

Em 09.03.2020 o Respeitável Irmão Gabriel Junqueira, Loja Acadêmica Francisco Cândido Xavier, 4.111, GOB-MG, REAA, Oriente de Pedro Leopoldo, Estado de Minas Gerais, faz a seguinte pergunta:

COLAR E FAIXA DO MESTRE MAÇOM

Sou grande seguidor de seu Blog, e ultimamente estava lendo sobre a utilização da faixa de Mestre no REAA, e me veio uma dúvida quanto ao seu artigo.

Neste você cita:

“Apenas a título de ilustração, no caso do GOB, a faixa do Mestre traz ainda junto a joia um pequeno dispositivo preso que é uma argola de metal, cuja finalidade é a de servir de suporte para a espada no lugar da bainha, sobretudo àqueles oficiais que a têm como instrumento de trabalho - Cobridores e Expertos, por exemplo".- http://pedro-juk.blogspot.com/2018/07/a-faixa-do-mestre-um-componente-da-sua.html?m=1

Minha pergunta é:

Atuo frequentemente como Experto nas sessões magnas. Exercendo este cargo, uso o colar com a respectiva joia. Poderia eu portanto utilizar a Faixa de Mestre abaixo do colar para que por consequência possa fazer utilização da bainha para espada que é utilizada com frequência pelo cargo?

CONSIDERAÇÕES:

Conforme menciona o Ritual de Mestre em vigência na sua página 92, a faixa é um dos paramentos (vestes litúrgicas, alfaia) do Mestre Maçom no REAA e deve ser utilizada em Loja quando não se estiver exercendo cargo, destacando que Dignidades e Oficiais vestem colares com a respectiva joia distintiva do cargo.

Ocorre, entretanto, que essas faixas, vestidas do ombro direito para o quadril esquerdo, trazem na sua extremidade inferior, pelo seu lado interno, um dispositivo (feito uma presilha) que serve de suporte para a espada, o que não é de se estranhar, pois a faixa do Mestre tem origem nos antigos talabartes que traziam bainhas (estojo onde se introduz a lâmina de uma arma branca). 

Sob essa óptica, embora o ritual mencione que os ocupantes de cargo não usam a faixa, mas colares, é verdade também que existem cargos em Loja cujo titular traz como seu objeto de trabalho a espada. É o caso dos Cobridores, por exemplo. 

Assim, se o dispositivo preso à faixa serve para acondicionar a espada, o bom-senso nos alerta que esses titulares podem usar o colar e vestir por baixo deste a faixa na forma de costume, sobretudo como um meio apropriado para suportar a espada quando a ela não estiver sendo empunhada. Penso que é uma questão de lógica. Assim, essa regra pode também se aplicar perfeitamente ao ofício do 1º Experto.

Contudo, é bem verdade que muitas Lojas costumeiramente têm dispositivos fixados atrás do espaldar das suas cadeiras para servirem como suporte para a espada. O uso desse dispositivo também é perfeitamente admitido.

Por fim, cabe mencionar que no Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA, concernente ao Grau de Mestre que logo será colocado na plataforma, esse detalhe será abordado, dando com isso também a possibilidade de utilização da faixa junto com o colar para aqueles que possuem a espada como seu objeto de trabalho.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário