Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

QUITE PLACET

QUITE PLACET
(republicação)

Em 27/12/2015 o Respeitável Irmão Joaquim Sousa Lima, Loja Castro Alves, sem declinar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Miranorte, Estado de Tocantins, formula a seguinte questão: joaquimesabina@hotmail.com 

Meu Irmão, gostaria que me respondesse a seguinte pergunta: O maçom quando pega seu Quite-Placet, mesmo placetado ainda tem direito a frequentar a Loja? Porque o Regulamento Geral, se não me engano, diz que o maçom placetado tem direito a se filiar a outra Loja no prazo de 6 meses. Então minha pergunta é se ele tem direito a frequentar a Loja que pediu o Quite Placet ate 6 meses? Aguardo resposta.

CONSIDERAÇÕES:

Geralmente - assim me expresso porque os Regulamentos das Obediências às vezes se diferem um pouco - o prazo de validade de um Quite-Placet é de seis meses a contar da data da sua expedição.

Assim, um portador do referido, dentro do prazo de validade, pede formalmente numa Loja da sua Obediência a sua “filiação”, o que ocorrerá sempre dentro dos trâmites legais.

No entanto, se o caso for de um Quite-Placet vencido (com mais de seis meses) o portador, se desejar o seu retorno às atividades, requererá em Loja da sua Obediência a sua formal “regularização”, cujo processo dar-se-á sempre conforme a legislação vigente.

No caso do destino for o de uma para outra Obediência, há então que se consultarem os procedimentos legais exigidos pela Obediência de destino.

No que diz respeito ao portador de um Quite-Placet frequentar a Loja não faz sentido, já que se ele pediu o Quite, subentende-se que ele não poderia mais frequentar os trabalhos da sua Loja. No tocante à frequência em outra Loja, ele precisaria primeiro se filiar ou regularizar, conforme o caso, por primeiro.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.131 – Florianópolis (SC) – terça-feira, 2 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário