Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O LUGAR DO RECÉM-INICIADO

O LUGAR DO RECÉM-INICIADO
(republicação)

Em 25/11/2015 o Respeitável Irmão Joaquim Iran de Souza Nunes, Loja Bento Gonçalves, 2.450, REAA, GOB-RS, Oriente de Santiago, Estado do Rio Grande do Sul, formula as questões seguintes: jisnunes@hotmail.com

Volto a abusar da paciência do Irmão, mas reconhecendo sua sabedoria, atrevo-me a fazer os seguintes questionamentos:

1 - Onde senta o recém-iniciado? O Ritual do 1º Grau creio estar errado.

2 - Quando a Loja está de "pé e a ordem" e necessita-se abrir a porta, qual o procedimento? Continua-se a ordem ou desfaz o sinal?

CONSIDERAÇÕES:

1 - O lugar do recém-iniciado. Infelizmente os nossos rituais estão repletos de procedimentos equivocados e contraditórios – é o caso mencionado do lugar do recém-iniciado no Ritual em vigência.

O problema é que os “entendidos” que se envolvem com os Rituais na sua grande maioria, pouco ou nada entendem da doutrina específica do Rito. Outros ainda, simplesmente copiam erros crassos que tem se perpetuado nos nossos escritos, a exemplo do lugar do recém- iniciado no Primeiro Grau.

Em se tratando do simbolismo do REAA, essa relação de localização do Aprendiz está diretamente ligada ao Topo da Coluna do Norte e as Colunas Zodiacais da Loja.

Mas o que seria então o Topo da Coluna?

Na realidade ele é toda a parede boreal situada entre a balaustrada do Oriente e a sua junção com a parede ocidental. É nessa parede que se situam de modo equidistante as seis primeiras Colunas Zodiacais relativas às constelações de Áries, Touro e Gêmeos (primeiro grupo - Primavera) e Câncer, Leão e Virgem (segundo grupo - Verão).

Então qual seria essa relação zodiacal com o Grau de Aprendiz?

Pois bem, a doutrina maçônica do simbolismo escocês (filho espiritual da França – deísta por excelência) se baseia na alegoria da evolução da Natureza como método iniciático de aperfeiçoamento – assim como a Natureza vive e morre para novamente renascer nos ciclos naturais (estações do ano), o Iniciado representa nessa alegoria destinada à disciplina do aprimoramento.

Nesse conceito a Primavera é o renascimento e o Verão a preparação para o amadurecimento e a colheita. Assim esses ciclos evolutivos da Natureza associam-se ao alinhamento com as primeiras seis constelações do Zodíaco sob o pondo de vista do Norte, o que torna em termos doutrinários e iniciáticos o Topo da Coluna do Norte na representação do caminho iniciático do aperfeiçoamento do Aprendiz, cujo início se dá a partir de Áries (Primavera no hemisfério Norte).

Em síntese, essa explanação simbólica traduz iniciaticamente o recém-iniciado em busca da Luz – vem do interior da Terra (Câmara de Reflexão), desponta em Áries (primeira Coluna Zodiacal próxima ao Primeiro Vigilante) e vai sequencialmente, à medida do seu aperfeiçoamento, em busca do aprimoramento – segue da Primavera para o Verão.

É desse conceito que surgiu iniciaticamente na Maçonaria o termo “neófito” – néo=novo; fito=planta. 

Em linhas gerais é a comparação do Iniciado com o renascimento da Natureza, fato que indistintamente ocorre sempre após as trevas do Inverno. É o Neófito, cuja semente morta foi agora plantada no interior da Terra (Câmara) e teve o seu renascimento no desabrochar primaveril – cultos solares da Antiguidade.

Sob essa óptica e cumprindo a disposição natural (deísta) é que o Aprendiz recém-iniciado inicia a sua jornada junto ao Topo do Norte a partir da primeira Coluna Zodiacal (Áries – próxima do Primeiro Vigilante) e vai em direção da representação da constelação de Virgem (até a balaustrada Norte que divide o Oriente).

Desse modo é que o “Topo da Coluna” é representado na Loja pela parede Norte de quem parado e de costas para o Sul sobre o eixo longitudinal imaginário do Templo olha para a parede à sua frente (no lado boreal), cujo lugar do recém-iniciado lá está localizado, porém no seu extremo ocidental (próximo ao Primeiro Vigilante) – de onde o Maçom inicia a jornada em direção e busca do aumento de salário (coincide com a coluna representativa de Áries).

Toda a relação simbólica dentro desse teatro maçônico, independente do hemisfério terreno em que se situa geograficamente a Loja, será sempre a partir do Norte (berço da Maçonaria), onde o alinhamento de Áries em 21 de março corresponde à Primavera na meia- esfera setentrional da Terra.

É desse ideário que a Loja no Rito em questão tem a sua decoração e a disposição topográfica – sempre relacionada ao Norte.

Lugar do Aprendiz recém-iniciado próximo à balaustrada, no Rito Escocês é uma atitude sobejamente equivocada. Esse é um costume de outro Rito, inclusive da outra vertente maçônica (a inglesa), cujo arcabouço doutrinário é de feitio teísta, não deísta.

2 – Há sempre que se usar do bom senso para essas situações e nunca se abusar dos excessos de preciosismo que atravancam e depõem contra a beleza da sessão.

Ora, evidentemente que os Sinais Penais são feitos em Loja coberta, entretanto se a ritualística previr um momento em que a porta precise estar aberta com os Irmãos à Ordem no seu interior, a exemplo do ingresso de autoridades ou portadores de títulos de recompensa que mereçam esse protocolo de recepção, inclusive em comitiva, obviamente que quem ingressa passa pela porta que obrigatoriamente estará aberta, enquanto que os demais que recepcionam já estarão esperando à Ordem.

É obvio que assim que seja encerrado o ingresso formal, o Cobridor fecha imediatamente a porta, mas sem que essa seja uma neura ou condição irrestrita ao ponto de não se compor um Sinal nesse momento (esperar fechar a porta).

Ademais, ninguém ingressa sem ser previamente reconhecido, lembrando que o Átrio da Loja é um segmento que faz parte do Templo e deve estar sempre coberto (fechado) e vigiado contra bisbilhoteiros. Assim, se eventualmente a porta do Templo estiver aberta em cumprimento às necessidades do ato, nada impede que os presentes no interior da Loja estejam à Ordem, se for o caso, já que o recinto contíguo do Átrio estará cerrado (nessas oportunidades pelo Cobridor Externo).

Obviamente que uma Loja aberta e restrita aos Maçons sempre estará coberta (com a porta fechada), todavia podem advir situações momentâneas que necessitem da abertura da mesma sem que isso venha revelar “segredos”. Assim, querer esperar que a porta seja primeira fechada antes do Sinal nesse caso, é um demasiado ato de preciosismo, para não dizer, copiando Eça de Queiróz, é mesmo d’scrachar!

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.123 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 25 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário