Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 2 de agosto de 2020

LOJA EM PÉ - TODOS EM PÉ NO OCIDENTE

Em 07/03/2020 o Respeitável Irmão Reynaldo Passos Calaza, Loja Sylvio Claudio, 3.798, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:

LOJA EM PÉ

Quando iniciei há dez anos atrás, minha Loja tinha o costume de quando o Venerável Mestre levantava do seu trono para fazer uma homenagem ou para receber uma homenagem, toda a Loja (ocidente) ficava de pé. Outra pratica que tínhamos, era de quando um Mestre Instalado atrasado entrava no templo, a Loja toda(ocidente) também ficava de pé. Hoje não praticamos mais, e um Mestre mais antigo veio me perguntar por que paramos de fazer. Fica aqui a minha solicitação deste esclarecimento, pois não encontrei nada oficial escrito sobre esta pratica, mas muitos procedimentos ritualísticos não estão escritos.

CONSIDERAÇÕES:

Simples meu Irmão, essas práticas não existem. Quando foram equivocadamente praticadas, possivelmente foi porque tinham o propósito de "dourar" a pílula – pura invencionice. 

Destaco que essas práticas só servem mesmo para afrontar a humildade, uma das virtudes aplicadas e ensinadas pela Sublime Instituição.

Atitudes como essas somente tendem a ir na contramão do que se aprende na Ordem. É mesmo inacreditável que alguém, não respeitando a pontualidade chegue atrasado, atrapalhe o andamento dos trabalhos e ainda assim seja recebido em pé pelos Irmãos! De fato, isso é mesmo inconcebível.

Também é fora de propósito que os Irmãos se obriguem a ficar em pé para seguir o Venerável nas ocasiões descritas na sua questão acima. 

De tudo, como dito, nada disso originalmente existe na liturgia maçônica, podendo ser comparado a uma "jabuticaba", pois se só existe por aqui, ou é besteira ou é privilégio de alguns.

Concluindo e também respondendo ao "Mestre mais antigo" que arguiu a respeito do porquê dessas práticas terem sido abolidas, a resposta é simplesmente porque elas são frutos de pura imaginação de alguns outros.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário