Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

SESSÕES NO MESMO DIA

SESSÕES NO MESMO DIA
(republicação)

Sessões no mesmo dia Em 20.11.2015 o Respeitável Irmão Morel Marques Andrade, Loja Luz e Liberdade, 1191, REAA, GOB, Oriente de Morrinhos, Estado de Goiás, solicita o esclarecimento seguinte: leromma@yahoo.com.br

Se a Loja for alterar o Regimento Interno e o Estatuto, pode-se ter sessão ordinária de aprendiz e extraordinária (de mestre) para aprovação no mesmo dia, fazendo as transformações de Graus?

CONSIDERAÇÕES:

Eu não sei bem se essa é uma questão de alteração do Regimento Interno ou do Estatuto da Loja, já que é consuetudinário, desde que justificável, em Maçonaria a alternativa do Venerável marcar outra sessão fora do calendário (outra data) em caso de necessidade premente.

Quanto à transformação da Loja para outro Grau na mesma sessão, penso que é possível já que existem os procedimentos litúrgicos para essa transição, inclusive previstos nos rituais de Companheiro e de Mestre.

Sob essa óptica, eu vejo a qualificação como “transformação de Loja” e não uma “Sessão Extraordinária”. Trocando em miúdos, essa mudança de Grau é feita numa mesma sessão e não a abertura da Loja noutro Grau no mesmo dia em que os trabalhos transcorrem normalmente.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.116 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 18 de julho de 2016

Um comentário:

  1. Nossa constituição rege que seja feita uma Assembleia Geral, convocada com antecedência, e que seja no grau 1, visto que todos devem tomar conhecimento e votar mudanças no Estatuto, bem como, no Regimento Interno. Marcio Medeiros. Loja Francisco das Chagas Barros, 2558, GOSP-GOB.

    ResponderExcluir