Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SAUDAÇÃO

SAUDAÇÃO
(republicação)

Em 26/01/2016 o Respeitável Irmão Marcos Alexandre Menslin, Loja Cosmopolita, nº 2.746, REAA, sem declinar o nome da Obediência, Oriente de Cruzeiro, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão: - marcos@menslin.com.br

Gostaria da sua ajuda no sentido de esclarecer uma dúvida a respeito do REAA. Quando da ida do Mestre de Cerimônias ao Oriente, durante o seu giro, em que degrau da escada ele deve parar e saudar o Oriente?

CONSIDERAÇÕES:

Não só o Mestre de Cerimônias, porém como qualquer outro Mestre que em Loja aberta precise ingressar no Oriente, o mesmo estando com as mãos livres, assim que ingressar (atingir o piso oriental pelo lado nordeste) tendo por referência a linha da balaustrada, ele para, se posiciona à Ordem e saúda pelo Sinal o Venerável Mestre. Terminada a saudação, o mesmo imediatamente prossegue no deslocamento. 

O mesmo procedimento se dá quando da sua retirada. Antes de sair (pelo lado sudeste), ainda no mesmo piso e tendo por referência a linha da balaustrada, ele volta-se para o Venerável e o saúda do mesmo modo que o fizera na oportunidade do ingresso. Cumprido o procedimento, retoma-se o percurso de saída. 

Em se tratando de Obreiro portando (empunhando, segurando) um instrumento de trabalho ou outro objeto qualquer, ele obedecerá ao mesmo trajeto já aqui mencionado, tanto para ingressar como para se retirar, entretanto sem nessa oportunidade compor o Sinal. Nessa situação ele fará apenas uma parada rápida e formal sem nenhuma inclinação com o corpo ou maneios com a cabeça. 

No caso específico do Mestre de Cerimônias (portando bastão ou outro objeto), o procedimento é análogo ao descrito do parágrafo imediatamente anterior. 

Concluindo, essa é a regra tradicional para o REAA, todavia dependendo da Obediência, podem existir variações ritualísticas para esse procedimento. Nesse caso, segue-se impreterivelmente o que exara o ritual em vigência.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.144 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário