Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

TELHAMENTO

TELHAMENTO
(republicação)

Em 20/11/2015 o Respeitável Irmão Jaime Pedrassani, Loja Sophia, nº 60, GLMERS, sem declinar o nome do Rito, Oriente (Cidade) e Estado da Federação, formula a seguinte questão: lubec@terra.com.br

Aprecio sobremodo suas respostas e considerações veiculadas no "Consultório Maçônico" da revista "A Trolha". Na edição nº 349 - novembro/2015, ao tratar do "Telhamento e à Ordem", está escrito, ao final, "Retomando a questão. Após o protagonista...", causou-me certa estranheza o fato de o telhamento ser feito após a admissão da visita no interior do Templo? A principal finalidade do telhamento não é de se evitar o ingresso e consequente participação nos trabalhos? O que acontecerá se não lhe for concedido um lugar entre os presentes? E a Palavra Semestral, para que serve? E as credenciais maçônicas, não são exigidas? E o Cobridor Externo para que serve? Em minha Loja, a SOPHIA Nº 60 da GLOJARS, quando se tratar de uma visita desconhecida de todos, o procedimento é executado na Secretaria perante o Venerável Mestre, o Guarda da Lei e Cobridor Externo. Inicialmente, são solicitadas as credenciais maçônicas, a Palavra Semestral e então faz-se o telhamento. Na eventualidade de a Sessão já ter iniciado, o procedimento é feito pelo Cobridor Esterno. Para sua apreciação.

CONSIDERAÇÕES:

O telhamento (De onde vindes?...) ao qual eu me referi naquela questão é aquele que segue a entrada formal em Loja (Marcha do Grau) e posterior saudação às Luzes. Nesse sentido ele é um procedimento litúrgico protocolar para ingresso de um retardatário conhecido ou devidamente reconhecido, cuja configuração está prevista para esse momento no Ritual de Aprendiz do REAA em vigência do GOB, de onde, eu acredito, pertença o consulente relacionado àquela resposta publicada em novembro de 2015.

Como a entrada formal é composta pela Marcha e pelo respectivo interrogatório, obviamente que essas práticas têm que ocorrer no interior da Sala da Loja.

No caso de um obreiro desconhecido, obviamente ele passará primeiro pelo telhamento completo - Sinal, Toque, Palavra Sagrada, Semestral e outros procedimentos necessários - e será realizado em recinto discreto; ou pelo Cobridor Externo (estando presente do Átrio) ou tradicionalmente pelo Segundo Experto que ainda conduzirá as credenciais pertinentes para exame do Orador.

Por fim, nesse caso estando tudo nos conformes, dar-se-á então a entrada formal conforme os procedimentos de costume (pela Marcha e o interrogatório simbólico).

Não obstante as inúmeras situações que possam advir, não estranhe meu Irmão. O primeiro caso – da resposta na Trolha – é o telhamento simbólico como a praxe dos costumes e orientados pelo Ritual, já no caso de um retardatário desconhecido, obviamente ele será examinado pelos caráteres das tradições maçônicas em geral e do Rito em particular.

Os procedimentos relativos, além dos imemoriais e universalmente aceitos na Ordem, geralmente também possuem particularidades orientadas pelos Regulamentos da Obediência a qual pertence à Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.120 – Florianópolis (SC) –sexta-feira, 22 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário