Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

ORDEM MAÇÔNICA

ORDEM MAÇÔNICA
(republicação)

Em 27/01/16 o Respeitável Frater Hodilon Sousa, estudante Rosa Cruz (AMORC), sem declinar o nome da Cidade e Estado da Federação, formula o que segue. hodilon1@hotmail.com

Sou estudante da ordem Rosa Cruz (A.M.O.R.C.). Eu tenho o interesse de seguir à Ordem Maçônica, sou Aprendiz da mesma de forma independente, mas quero aprofundar mais neste campo de estudo. Portanto, gostaria de saber do venerável amigo, homem sapiente; o que é a Ordem para o senhor? Se puder me ajudar neste esclarecimento, eu humildemente lhe agradeço.

CONSIDERAÇÕES:

Sou condescendente com a seguinte cátedra resumida.

A Moderna Maçonaria é uma instituição iniciática que abriga nos seus quadros homens que são livres de preconceitos, exercem a prática de bons costumes; são esclarecidos e virtuosos, amantes e investigadores da verdade e estimulam uns aos outros para a prática da virtude.

Seus membros, denominados Maçons, vivem segundo os ditames da lei e da honra, praticam a justiça e exercem a obrigação de combater irrestritamente a ignorância, os preconceitos e os erros em todas as suas modalidades.

A Sublime Instituição é, sob o aspecto autêntico da história acadêmica, oriunda dos Canteiros Medievais do norte da Europa do Século XIII (construtores da pedra esquadrejada - cantaria) que viviam sob a tutela da Igreja-Estado da época e construíam catedrais, abadias, obras públicas, etc. (Maçonaria Operativa).

Doutrinariamente a Moderna Maçonaria – título adquirido no primeiro quartel do Século XVIII - em seu aspecto “especulativo” desenvolve-se numa escola que procura antes de tudo congregar universalmente e ecumenicamente Construtores Sociais (os Maçons) que buscam por intermédio do seu aprimoramento moral e intelectual levar para fora dos umbrais dos seus Templos (Lojas) a prática desinteressada da caridade e o exercício fundamental de tolerância e de amor ao próximo, independente de qual seja a cor, classe social e a religião.

Como instituição iniciática especulativa ela se mantém discreta nos liames de um sistema velado por símbolos e alegorias geralmente relacionadas a objetos (ferramentas) e outros elementos de uso dos artífices da construção.

Embasada num sistema moral e filosófico haurido das manifestações do pensamento humano, a Moderna Maçonaria combate a superstição e o fanatismo, ao mesmo tempo em que se propõe aprimorar o Homem tendo-o como elemento primário que objetiva a construção de um Templo à Virtude Universal.

A Maçonaria não é uma religião, porém para elevar o Homem e torna-lo digno da sua missão na Terra, ela respeita a individualidade religiosa de cada um, desde que essa crença não professe nenhum atentado contra a Humanidade. Assim ela proclama de modo conciliatório a existência de um Princípio Criador a quem “O” denomina de “Grande Arquiteto do Universo”.

De estilo conciso essas são as diretrizes que embasam as minhas convicções maçônicas.

Um fraterno abraço ao tempo que vos saúdo em todas as pontas do amado Triângulo.

E.T. – Um Maçom somente será regular e reconhecido se pertencer ativamente ao quadro de uma Loja Maçônica que seja parte da constelação de uma Obediência verdadeiramente reconhecida.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.145 – Florianópolis (SC) – terça-feira, 16 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário