Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

REFLEXÕES SOBRE O TERNÁRIO

REFLEXÕES SOBRE O TERNÁRIO
Ir∴ Tébio Luiz Maciel Freitas
Loja Alpha , 292 - Oriente de Marília/SP

De início, é importante deixar claro que não se quer aqui diminuir a importância de outros números para a formação do conhecimento universal. Por outro lado, é preciso admitir que o Ternário possui especial destaque nos mais diversos ramos de atividade e do conhecimento humano.

E, acreditamos, é o fato de dar o primeiro grau de complexidade à produção de conhecimento, como se verá adiante, que faz dele o número do Aprendiz Maçom.

Ora, o próprio espaço que habitamos é tridimensional, pois, muito embora a física avançada defenda a existência de quatro dimensões influindo nos rumos do universo, para a trivial percepção humana é inescapável a observação de que o mundo é formado por altura, largura e profundidade. Nas palavras de Hawking, “trata-se de um fato conhecido podermos descrever a posição de um ponto no espaço através de três números ou coordenadas”.

Na passagem do tempo, o três se apresenta sob a forma de passado, presente e futuro. Todos muito importantes, pois é examinando os exemplos do passado que agimos com mais consistência no presente, construindo assim um futuro mais harmônico. Negligenciar o passado pode resultar na repetição dos erros. Dar muita atenção a ele, porém, paralisa o ser humano, fazendo com que esqueça que se vive no presente e para o futuro. Por outro lado, quem só pensa no aqui e agora, age de modo inconsequente, pois deixa de refletir sobre os resultados de suas ações. Não obstante, é temerário viver tão somente em razão de um futuro que pode nem sequer existir, sem aproveitar o momento presente. Enfim, ao que parece, no caso da passagem do tempo, é a adequada atenção aos três elementos que garante uma vida de algum modo equilibrada.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário