Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 30 de agosto de 2020

CADEIA DE UNIÃO

CADEIA DE UNIÃO
(republicação)

Em 01/02/2016 o Respeitável Irmão Luiz Antonio de Lima, Loja Cel. João Pedro de Godoy Moreira, 3.369, REAA, GOB, Oriente de Pedreira, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:
lima@fartriunfo.com.br

Surgiu uma duvida... Devemos fazer a Cadeia de União no REAA com o Livro da Lei aberto? 

Faz-se o encerramento ritualístico antes?

CONSIDERAÇÕES:

Embora eu já tenha derramado rio de tintas escrevendo a respeito, lá vai mais uma vez. Cadeia de União no REAA somente existe para a transmissão da Palavra Sagrada, não havendo nela orações, preces, manifestações e outras coisas do gênero.

Também nela não existe a evocação e o pronunciamento de tríades, a exemplo da manjada “saúde, força e união” acompanhada do balançar dos antebraços e nem a tal união com a ponta dos pés. Volto a repetir: genuinamente, no REAA, essas práticas simplesmente não existem.

A maneira correta para a transmissão da Palavra é aquela na qual os Irmãos do quadro em pé formam um círculo, ou uma elipse, no centro do recinto (Ocidente) e dão-se as mãos uns aos outros com os antebraços cruzados pela frente e sobre a base do tronco, tendo o direito cruzado sobre o esquerdo. Dessa postura o Venerável transmite de modo sussurrado a Palavra Semestral aos respectivos ouvidos dos protagonistas que estiverem imediatamente ao seu lado (Secretário e Orador). Assim a Palavra vai sendo transmitida do mesmo modo e sequencialmente percorrendo até que ela atinja respectivamente os dois ouvidos do Irmão Mestre de Cerimônias que estará posicionado no outro lado do círculo, ou elipse, e de frente para o Venerável (vide todas essas explicações no Ritual de Aprendiz GOB).

A transmissão da Palavra Semestral, pelo seu escopo, somente é comunicada aos Irmãos regulares do quadro da Loja. Portanto, primeiro encerra-se ritualisticamente a sessão e, em havendo Irmãos visitantes, estes primeiro se retiram, permanecendo no recinto apenas os Irmãos da Loja para formação da Cadeia e respectiva transmissão.

O termo “Irmãos do quadro da Loja” se refere literalmente ao seu significado, ou seja, apenas Irmãos do quadro, mesmo que existam visitantes pertencentes à mesma Obediência da Loja.

Por assim ser, a Cadeia é executada com a Loja já fechada, por conseguinte, não há Livro da Lei aberto – vide todos esses procedimentos na página 82 do Ritual de Aprendiz, REAA, GOB, em vigência.

Note que o subtítulo “Adendo: Cadeia de União” encontra-se localizado no Ritual imediatamente após o encerramento dos trabalhos da Loja, o que se reforça no primeiro explicativo que menciona o seguinte: “A Cadeia de União somente se realiza quando houver necessidade de se transmitir a Palavra Semestral”.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.147 – Florianópolis (SC) – quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário