Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

SEGREDOS DA MAÇONARIA

SEGREDOS DA MAÇONARIA
Sérgio Quirino Guimarães
ARLS Presidente Roosevelt 025
Segundas-feiras, Templo 801
Palácio Maçônico - Grande Loja
Belo Horizonte - Minas Gerais

Sussurremos sobre os SEGREDOS DA MAÇONARIA

Um discípulo se apresenta ao seu Mestre e diz: 

- Mestre tenho um segredo a lhe contar! E o Mestre sem abrir os olhos lhe respondeu: 

- Se me contar deixará de ser segredo. E continuou meditando. 

Pensando nisso, reflito sobre os "Segredos Maçônicos" e o mau entendimento de alguns Irmãos quanto a isso. Não é raro esta má compreensão gerar problemas familiares. Atentem para esta frase ".... nada revelar do que aqui se passou QUE NÃO POSSA ser revelado". 

Imagine a situação do Irmão que sabendo que a esposa foi à casa da sua sogra se encontrar com os cunhados e ao voltar ele pergunta a ela como foi a reunião e ela responde: 

- Não posso falar nada! Ou pior, a cunhada sai com irmãs e amigas e quando volta vira para ele e diz: 

- Será melhor para você não saber das coisas que faço! 

No mínimo este Irmão começa a coçar a cabeça. E não é mais ou menos isto que acontece com Irmãos que não compreendem o "QUE NÃO POSSA"? Chegam em casa e a cunhada amavelmente pergunta: 

- Como foi a reunião? E ele olha para ela com um olhar que mescla superioridade e repreensão. E aposto que na reunião alguém levou um texto que tratava da humildade e do amor; páginas que ele poderia levar para casa e intercambiar com a esposa e crescerem juntos. 

Não pretendo gerar polêmica, mas refleti muito e descobri que na Maçonaria não há segredos, há informações privilegiadas. E não estou me referindo a possibilidade de encontrarmos rituais dissecados por escritores profanos ou até mesmo o Cobridor dos Graus disponibilizados na internet. 

Informações passadas sem metodologia não são instruções. Entenda por analogia que não basta memorizar um dicionário, falar uma língua estrangeira, é muito mais do que conhecer as palavras, é preciso saber onde e como usá-las. 

Observe que "Os Segredos do Grau 2" só são passados ao Aprendiz quando ele demonstra ser capaz de poder utilizar determinados recursos (TT∴SS∴PP∴) e informações ritualísticas (instruções) para ser reconhecido como tal por outros que já foram privilegiados (elevados). 

Estas informações privilegiadas estão disponibilizadas a todos os Irmãos que se comprometem com a Sublime Ordem; o único segredo que posso conceber na Maçonaria é a capacidade que desenvolvemos em amar os Irmãos, mas este segredo é um "segredo uno", pois pertence ao G∴A∴D∴U∴. 

O editor geral da Revista Star me procurou solicitando uma entrevista para falar sobre os segredos da Maçonaria, eu aceitei fazer a matéria por ser ela uma revista idônea e não sensacionalista, direcionada a um público formador de opinião e acredito que devemos trabalhar para desmistificar e combater muita bobagem que falam de nós. Abaixo segue uma parte da reportagem:

SEGREDO É INFORMAÇÃO VALIOSA

De acordo com o mestre da loja Presidente Roosevelt 025, Sérgio Quirino, o segredo é uma informação valiosa revelada aos que conquistam o status quo de receptores e transmissores desses conhecimentos. "Existem segredos industrial, militar, de justiça, do sacerdócio e até mesmo os de família. Como a maçonaria faz parte da sociedade, é natural que ela também restrinja algumas informações, revelando-as somente aos seus membros. Porém, temos uma característica única: nossos segredos são codificados em símbolos que podem ser acessados por aqueles que não foram iniciados na maçonaria, mas não serão integralmente compreendidos", avisa. 

"Na maçonaria, a informação é manifestada pelo abstrato, pela simbologia.

Mais do que ver um ícone é preciso compreender a história dele e em qual contexto ele está inserido. Os verdadeiros segredos maçônicos não são grafados em linguagens tradicionais. As aplicações desses segredos estão expostas nas obras dos maçons espalhados pelos quatros cantos do mundo, sejam em movimentos libertários, no tratamento igualitário dos povos e na construção de uma sociedade fraterna".

O Irmão Benjamin Franklin foi bem mordaz sobre manter segredo: "-Três pessoas podem manter um segredo, se duas delas estiverem mortas."

Fonte: JBNews - Informativo nº153 - 27/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário